Já estão à venda os novos cartões-postais Resende de ORo

quarta-feira, 31 de maio de 2006

Começa hoje


Share



Amanhã tem o grande Zé Ramalho

Share



E é tudo grátis!

Share

terça-feira, 30 de maio de 2006

RA na Copa



Brasileiros invadem a Suíça

Share



Suíços reclamam da invasão

Share

A vitória de Córdoba sobre Resende

Do Globo Online

A Volkswagen escolheu a fábrica de Córdoba, na Argentina, para fazer a versão sul-americana da sua futura picape média, conhecida como projeto RPU (Robust Pick-up). A unidade argentina venceu a disputa com a fábrica brasileira de Resende, que ficou para trás por causa da atual valorização do real. A ociosidade da linha de produção de Córdoba também pesou na escolha. O utilitário será lançado em 2008.

Share

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Da nova série 'Futebol-Arte'



No clima da Copa, fotógrafos transformam...

Share



... cenas comuns de futebol...

Share



... em verdadeiras obras de arte
(Fotos Reuters)

Share

domingo, 28 de maio de 2006

O triste fim da histórica Fazenda Monte Alegre

Enviado por JEO Bruno (via e-mail)

A título de curiosidade e perplexidade, repasso fotos tiradas, no final do mês de abril, pelos repórteres do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, quando foram até a Fazenda Monte Alegre - localizada na Vargem Grande, em Resende - buscar ilustrações para as matérias que estão sendo publicadas diariamente nesse tradicional órgão de imprensa ribeirãopretano.

Foi da Fazenda Monte Alegre que saíram, em 1876, as preciosas mudas do Café Bourbon rumo ao oeste paulista - através da Caravana Pereira Barreto -, que acabariam se tornando um elemento primordial do grande desenvolvimento do Estado de São Paulo no século 20.

Reproduzo abaixo algumas observações dos jornalistas que visitaram a fazenda (ou o que restou dela):

"A fazenda está absolutamente deteriorada, depredada, literalmente arrasada. A dona Aldemia havia me dito que eles retiraram os móveis. Pois ladrões retiraram todos os batentes de portas e janelas - ficaram as paredes de tijolos expostos. Aliás, já caiu uma parede."

"O mato tem quase um metro de altura, a área está invadida por caramujos gigantes africanos e uma grande colméia de abelhas é uma ameaça..."

"O gado nelore do Sr. Eduardo, que arrendou 70 alqueires, pasta dentro da casa, deixando montes de estrume para tudo que é lado! Dá para perceber que usuários de drogas têm ido lá. A Celina, quando viu as fotos, na manhã de quinta-feira, quase chorou."

Pitaco do RA: Vendo as fotos da histórica Monte Alegre, fico imaginando esta bela fazenda restaurada, tombada pelo Patrimônio Histórico e aberta à visitação pública, como são inúmeras fazendas da região do Vale do Café, que abrange os municípios de Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores e Conservatória, só para ficar aqui no Estado do Rio de Janeiro. O interessante é que Resende - onde começou toda a história do café na região - não faz parte do roteiro turístico oficial, exatamente por não termos muito o que mostrar aos visitantes (a única exceção talvez seja a sede da Fazenda do Castelo, localizada na entrada da cidade). Taí uma boa causa para os nossos políticos ansiosos pela reeleição: encampar a nobre luta pelo tombamento e restauração da Fazenda Monte Alegre. Olha que isso pode render muitos votos dos que se preocupam com a preservação do rico passado histórico de Resende. Alguém se habilita?

Share


Na pintura do século 19, uma visão geral da Fazenda Monte Alegre

Share


O atual estado da sede da fazenda, localizada na Vargem Grande

Share


Ladrões já retiraram parte do telhado da capela

Share


O abandono se mistura ao lixo deixado por invasores ocasionais
(Fotos do jornal A Cidade)

Share

sábado, 27 de maio de 2006

Os bandidos na mesa do café

Passeando pela Cora, dei de cara com este artigo do Gabeira, publicado originalmente na Folha, no último dia 20. Li de cabo a rabo, praticamente sem tomar fôlego, o desabafo de um parlamentar cansado da luta inglória. Luta contra as injustiças, contra os casuísmos e, principalmente, contra a imensa picaretagem que assola o Planalto Central. Como o texto é longo, postei um pedacinho aqui só para convencê-los a ler a versão integral no Guardaletras. Com a palavra, o nobre deputado Fernando Gabeira:

Depois de uma hora de braçadas tranqüilas, saio da piscina e subo numa arquibancada de madeira para tirar a toalha da mochila. Olho para uma edificação baixa de tijolos vermelhos, com uma placa: alameda Paissandu. Diante dela, mesas brancas, cadeiras. Numa delas dorme o gato Amaral. O sacana do Amaral, como o chamamos: gordo, castrado, sonolento, ainda assim faz das suas, encostando-se nas gatas, irritando a torcida do Flamengo, "precisamos acabar com esses gatos no clube".

Nesses momentos de contemplação, nuvens desenhando anéis em torno da estátua do Cristo, sinto uma dor por ter dedicado tantos anos à política, com tão escassos resultados. Invade-me uma vontade de mudar de vida, fazer como o narrador do romance "O Enigma da Chegada" (de V.S. Naipaul), que se retira para o interior e passa apenas a observar e escrever o que está na sua frente.

Segunda-feira, auge da crise de violência em São Paulo, parti para Brasília para fazer um discurso de solidariedade e propostas, pensado durante o fim de semana sangrento. Não pude realizá-lo até o fim, embora o plenário estivesse vazio. Minha palavra foi cortada por um presidente ocasional. Ele vem do Norte toda segunda-feira e assume a presidência porque não há ninguém para abrir as sessões. Dá a impressão aos seus eleitores de que é importante, embora já tenha sua prisão preventiva decretada e inúmeras processos. Limitei-me a dizer: "Vossa Excelência é um bandidaço", embora soubesse que até os insultos seriam usados por ele junto aos eleitores como sinal de importância. A um jornal de Brasília, declarou que aqueles que assistem à TV no seu Estado pensam que é o presidente da Câmara.

Para ler todo o texto, clique aqui.

Share

Da série 'As mais belas manhãs do ano'


Hoje, o outono resolveu mostrar que não é inverno

Share

Hou, hou, hou, o Schumi se ferrou!

Finalmente, o vilão Schumacher foi punido por uma das barbaridades cometidas por ele, de tempos em tempos, nas pistas da Fórmula Um. Como alguns se lembram - e eu, particularmente, jamais esquecerei - a carreira de vitórias desse alemão sortudo começou com a morte do Senna, o melhor piloto da história e o único que poderia impedir a sucessão de títulos e de recordes que ele vem conseguindo desde então.

No ano mesmo da maior tragédia do automobilismo brasileiro, Schumacher só foi campeão porque jogou seu carro contra o de Damon Hill, depois de rodar numa curva na última volta da última corrida do campeonato, que seria ganho pelo piloto inglês, caso ele chegasse na frente do intragável germânico. Todos viram que a manobra tinha sido intencional, pura sacanagem, mas ninguém - nem o próprio Damon Hill (que, cá pra nós, era um tremendo banana) contestou, e o alemão safado acabou campeão.

Depois, sempre com os melhores carros e com as melhores equipes (primeiro a Benetton, depois a Ferrari), Schumacher simplesmente passeou nas pistas sem jamais ter lutado com um adversário em igualdade de condições (como aconteceu com Senna em relação a Prost e a Mansell). Além das outras equipes sempre estarem anos-luz atrás das italianas Benetton e Ferrari, não apareceu nenhum piloto tão bom quanto o alemão bandido em todos esses anos. Até chegar o Alonso. Até chegar a Renault.

E hoje, a situação é a seguinte: Fernando Alonso é o atual campeão mundial, tem um carro e uma equipe melhores do que a, até então, imbatível Ferrari e vem se mostrando tão ou mais rápido do que o alemão filho da mãe. Por isso, o cara ficou maluco!! De repente, ele já se esqueceu que tem todos os títulos e todos os recordes que, muito provavelmente, jamais serão batidos e - como aquele principiante que fazia qualquer sujeira para se dar bem nas pistas - comete o absurdo de parar o seu carro atravessado no meio de uma curva de Mônaco para impedir que Alonso (que vinha voando logo atrás) fizesse a pole-position.

Que coisa feia, alemão!! Pra que isso, cara? A explicação só pode ser o instinto de mau caráter que aflora sempre que ele se vê em desvantagem. E o pior de tudo foi ter de ouvir o Galvão Bueno - que idolatra o "Schumi" - duvidar da má intenção do seu ídolo! Pô, Galvão, esperei até agora para ler a notícia da punição do crápula que você diz ser o melhor do mundo (o sacana agora vai largar amanhã em último lugar), só para lhe dizer, em alto e bom som:

Schumi é o cacete!!!

Share



Ontem foi o primeiro dia

Share



Com shows da maravilhosa Shakira...

Share



... e da nossa sempre deslumbrante Ivete Sangalo
(Fotos Agências Reuters e Zero)

Share

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Uma resposta para os anais do Congresso

Dia sim, outro também, almoço assistindo o jornal Hoje, da Globo. Gosto muito do casal-simpatia Evaristo Costa e Sandra Annenberg e adoro as entradas ao vivo da repórter Poliana Abritta, direto de Brasília. E não estou sozinho nessa admiração televisiva: a bela, charmosa, elegante e competente Poliana é musa do Caetano, do Jorge Bastos Moreno (do Blog do Moreno) e de outros babões espalhados por esse imenso país de sacanas.

Mas o que mais gostei no Hoje de hoje foi um diálogo curto e grosso entre o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e o advogado Sérgio Weslei da Cunha, um dos depoentes da CPI (mais uma) do Tráfico de Armas. Como o advogado se recusava a responder às perguntas da comissão, o deputado fez um comentário irônico:

- O senhor aprende rápido com a malandragem...

Ao que o advogado respondeu, na bucha:

- A gente aprende rápido aqui!

Depois que a ficha caiu (e levou um tempinho!!), gritaria geral dos deputados presentes, todos se sentindo muito ofendidos.

- Prende o bandido! Algemas nele!!

Logo, Sérgio Wesley da Cunha saía da sala da CPI preso e algemado, por desacato à autoridade. Enquanto isso, mais um mensaleiro foi absolvido ontem pela malandragem oficial...

Share

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Outro pé na bunda do Lula

A exemplo de Evo Moralez, que nem deixou a faixa presidencial esquentar no peito para detonar seu mais ferrenho cabo eleitoral, o astronauta Marcos Pontes, mal retornou de seu milionário passeio ao espaço e já pediu aposentadoria, deixando o presidente Lula com as barbas de molho em relação à futuras homenagens ao sorridente garoto-propaganda. De acordo com reportagem publicada hoje no Estadão, Pontes alegou que, estando na reserva, poderá cobrar por suas palestras.

Muito bem. Considerando que ele já vinha faturando algum por fora mesmo antes de pegar carona na nave russa - através da venda de bugigangas em sua lojinha Conexão Espacial -, já dá pra deduzir que o principal objetivo do nosso herói do espaço é mesmo ficar rico às custas do incipiente Programa Espacial Brasileiro, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Ou seja, às nossas custas!

Share

Boas novas


A Xerox volta a ocupar sua antiga sede em Itatiaia...

Share


... localizada às margens da Via Dutra

Share

Xerox inaugura Centro Industrial no RJ

Comunicado da empresa, publicado no site Desktop Publishing:

A Xerox do Brasil inaugura amanhã, dia 25, um novo Centro Industrial em Itatiaia (RJ). O complexo conta com cerca de 1 milhão de m2 e envolverá as atividades do Centro Tecnológico de Remanufatura, do Centro Nacional de Distribuição e do Centro Nacional de Reciclagem e Destinação da Xerox. A iniciativa, que trará mais agilidade para a operação da empresa como um todo, reafirma o compromisso da Xerox com o desenvolvimento do país.

Share

Enquanto isso, em Cannes...



A pré-estréia do filme 'Todos os fotógrafos do mundo'

Share



A volta triunfal dos Mutantes (sem Rita Lee)

Share



... e um banho de mar duro de agüentar

Share

terça-feira, 23 de maio de 2006

Coisas do Terceiro Mundo

Eletropaulo corta energia elétrica do Masp

Da Folha Online

O fornecimento de energia elétrica ao Museu de Arte de São Paulo, o Masp, foi suspenso às 7h de hoje. Segundo a AES Eletropaulo, dentre os motivos para o corte estão os "sete anos de recorrente inadimplência por parte do museu" que até hoje não foram pagos. A dívida do Masp seria de R$ 3 milhões.

Em nota à imprensa, a Eletropaulo afirmou que além de não cumprir acordos o museu tinha consumo irregular de energia, e o desvio já atingia R$ 414 mil. As contas mensais do Masp começaram a ser pagas em junho de 2005, mas as dívidas anteriores ainda estariam pendentes.

Durante o dia de hoje, o Museu de Arte de São Paulo funcionou com geradores próprios, mas não esteve aberto para visitação. Segundo informou a assessoria de imprensa, a reserva técnica climatizada do Masp funciona normalmente e não compromete a conservação das obras de arte.

Pitaco do RA: Tentem imaginar a possibilidade de um absurdo desses acontecer em Nova York, com o Metropolitan, ou em Paris, com o Louvre... Impossível imaginar, né? E ainda tem gente que acredita que, um dia, chegaremos lá!

Share

Manhã chuvosa em Itatiaia


Parada estratégica no Graal

Share


A Europa a 10 minutos de casa

Share


Deixando o frio e a chuva do lado de fora

Share


Com um clima desse, nada melhor que...

Share


... um bom café expresso com broa de milho

Share

Web ultrapassa 40 milhões de blogs

Do site IDG Now!

O número de blogs presentes na internet ultrapassou os 40 milhões, segundo o serviço de buscas especializado nos diários digitais Technorati.

Na manhã de ontem (segunda-feira, dia 22), o Technorati contava 40,5 milhões de blogs, com 2,4 bilhões de links indexados ao seu sistema de busca.

Em apenas 2 meses e 11 dias, foram criados 10 milhões de novos blogs, de acordo com o Technorati.

A blogosfera, segundo pesquisas do próprio Technorati, cresceu 60 vezes nos últimos três anos e dobra a cada seis meses. A cada dia são criados, em média, 75 mil blogs, um a cada segundo.

A participação internacional também está crescendo. As línguas japonesa e mandarim representavam 52% de todos os posts em blogs em março de 2006, segundo o Technorati. O inglês era o idioma de 31% das notas publicadas.

Share

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Pausas na conexão

Quem usa Velox sabe: ontem foi um dia complicado para os internautas resendenses, que tiveram suas conexões dominicais interrompidas inúmeras vezes. Mas hoje foi pior. Sem nenhum aviso prévio, a Telemar resolveu fazer uma manutenção na sua banda larga, transtorno que durou das três e meia da tarde às nove da noite, em plena segunda-feira.

Inconformado com tanta demora, tentei falar no 0800 deles um punhado de vezes. Sempre a musiquinha chata e a voz mecânica informando que: "no momento, todos os atendentes estão ocupados, por favor, tente mais tarde". E eu tentei. E não é que consegui ser atendido? Só para ouvir que Resende estava realmente fora do ar por problemas técnicos... Quem usa Velox, já se acostumou!

Share

domingo, 21 de maio de 2006

10º Penedo Only Bikers



Futura biker esbanjando estilo

Share



Um dos modelos mais vistos em Penedo

Share



Resumindo, é isso aí!

Share



Veio gente de todo o lado

Share



Motor ou obra de arte?

Share



Acessórios para incrementar as bikes

Share



Tem para todos os gostos

Share



Casacos de couro, blusas de malha, tudo em promoção...

Share



O Truck Bar é o principal ponto de encontro dos bikers

Share



E tem até um sino para avisar que os pedidos estão prontos

Share



Miniaturas de motos atraem a atenção das crianças

Share



Um velocímetro de respeito

Share



A irreverência das mulheres sobre duas rodas

Share



Um casal de capacetes pronto para a partida

Share



Viajando com segurança e muito conforto

Share



Na garupa, o toque feminino

Share



Uma bela exceção entre as roupas de couro preto

Share



Um fusca tunado rouba a cena no posto de gasolina

Share



Última foto antes de pegar a estrada

Share



Concentração no posto de gasolina

Share



O super painel da Harley Davidson 'Gold Wing'

Share



Biker que se preza adora exibir sua moto

Share



Fila no único posto de gasolina de Penedo

Share



Com os tanques cheios, planos para os próximos encontros

Share