RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Imagem de sexta


Rua Alfredo Whately no final da tarde

Share

Espanha também está na briga pelo trem-bala

Do El País

Se a crise não provocar atrasos, a primeira linha ferroviária de alta velocidade da América Latina será o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, um projeto cujo custo poderá chegar a 15 bilhões de euros (mais de R$ 40 bilhões).

Ainda não foi convocada a licitação (o que se espera para antes do fim do ano), mas o ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, e o secretário-geral do Comércio Exterior, Alfredo Bonet, mostraram ontem em Brasília o apoio oficial às empresas espanholas que pretendem conseguir o macrocontrato.

O governo prefere que as empresas espanholas (como CAF, Talgo ou Telvent), que participaram de um café da manhã com responsáveis econômicos brasileiros, apresentem uma oferta conjunta para concorrer com as firmas francesas ou japonesas. "A Espanha quer estar nessa alta velocidade, embora haja muitos concorrentes", admitiu Moratinos.

Publicado no UOL Notícias.

Share

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Un Cielo di oro


Primeira página do jornal italiano La Stampa


Brasileiro é o mais rápido do mundo nos 100m livre (Foto AP)

Do UOL Esporte

No domingo e na segunda-feira, César Cielo deu dicas do que poderia fazer na prova dos 100m livre do Mundial de Roma. Hoje, assustou o mundo na prova mais nobre da natação. O brasileiro, campeão olímpico dos 50m livre, é agora o homem mais rápido também dos 100m.

Nadando pela terceira vez seguida ao lado do francês Alain Bernard, que ficou com a prata, o paulista de 22 anos completou a prova em 46s91.

O recorde mundial era um desejo antigo de Cielo. Antes das Olimpíadas de Pequim, inclusive, ele chegou a afirmar que podia quebrar a marca. Não conseguiu, mas deixou as Olimpíadas de Pequim como o recordista olímpico e campeão dos 50m.

Para o Mundial de Roma, ele repetiu sua preparação para a China. Mesmo sem poder nadar pela universidade, ele voltou para a cidade de Auburn, no Alabama. Isolado, fez toda a sua preparação nos EUA, ao lado de seu técnico, Brett Hawke.

"Falei que estava guardando para esta final. Eu só foquei na minha raia, não olhei para os lados e é assim que consigo os meus melhores resultados. É meu primeiro recorde mundial e estou muito feliz com isso", comemorou o brasileiro, ainda sem fôlego.

Matéria editada pelo RA.

Share

Sonho de quinta






Ruas de Resende com asfalto e sinalização de qualidade

Na verdade, as fotos acima foram feitas ontem no retorno da Ponte dos Arcos, na Dutra. Resende continua, infelizmente, com as ruas no seu estado normal, ou seja, de mal a pior. Daí, se eu tivesse autoridade para isso, proporia à população um plebiscito para escolher uma das seguintes alternativas:

1. Instalação de um pedágio na entrada da cidade para financiar o asfaltamento e manutenção permanente de todas as ruas, à exemplo do que acontece na Via Dutra.

2. Indicação do presidente da NovaDutra para candidato a prefeito de Resende nas próximas eleições.

Share

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Eclestone duvida de retorno de Massa neste ano

Do Estadão

O inglês Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, disse nesta quarta-feira que não acredita no retorno de Felipe Massa às pistas neste ano. O dirigente não descartou, no entanto, que o brasileiro retome a carreira a partir de 2010.

"É difícil dizer se ele poderá voltar ou não a competir neste ano. Para a próxima temporada, não sei. Mas duvido que possamos vê-lo na pista neste ano", disse Ecclestone, que se mostrou feliz com as notícias que têm sido divulgadas sobre o estado de saúde do piloto.

"Uma coisa boa é que o olho não está com uma lesão grave, como chegaram a pensar", afirmou o inglês. Massa conseguiu enxergar perfeitamente com o olho esquerdo ontem (terça-feira), depois que os médicos retiraram curativos do local.

Alonso no lugar de Massa em Valencia

Segundo o jornal esportivo espanhol As, Bernie Ecclestone defende que Fernando Alonso substitua Felipe Massa com a Ferrari no GP de Valencia, próxima etapa da categoria.

Alonso não poderá correr com a Renault, equipe que cumprirá suspensão, e o dirigente teme prejuízos financeiros com queda na venda de ingressos caso o espanhol não possa correr em sua própria casa.

– Se a Renault liberar e se a Ferrari quiser Fernando Alonso, será o melhor para a Fórmula-1, será o melhor para todos – argumenta Ecclestone, em entrevista ao As.

Visto no Clic Esportes.

Update do RA: Acabei de ver, já não lembro onde, que o Schumacher vai ocupar o lugar de Massa no GP de Valencia.

Share

Simpáticos, cordiais e canalhas

Crônica de Nelson Motta (via-e-mail)

Cuidado com os simpáticos e cordiais, sempre advirto minhas filhas, e mais ainda com os bajuladores e paparicadores: são condições básicas necessárias para o exercício da canalhice. Claro, se além de canalha o cara é antipático, grosso, mal-educado, fica bem mais difícil encontrar vítimas para suas canalhices. Poderá ser apenas um bandido óbvio. Canalhas não, eles podem ser vistos até como pessoas “respeitáveis”, podem ser muito queridos pela família, pelos amigos e aliados, que se beneficiam das suas canalhices, sem passar vergonha na rua, na escola e no trabalho. É o canalha gente boa.

Nada contra a simpatia ou a cordialidade, pelo contrário, com elas a vida e a convivência se tornam muito mais agradáveis, civilizadas e produtivas, e me esforço diariamente para usá-las como um estilo de vida. Não uma arma.

Assim como o psicanalista Helio Pellegrino dizia que a inteligência voltada para o mal é pior do que a burrice, a simpatia e a cordialidade, quando usadas para o exercício da canalhice, são piores do que a secura e a dureza no trato. É o estilo preferido dos políticos brasileiros, dos grandes ladrões públicos, dos oligarcas que enriquecem com a política, mas não abrem mão de uma aura de respeitabilidade e prestígio – que os permite continuar nas canalhices.

São pessoas aparentemente doces e carinhosas, paizões e vovôzinhos, que defendem o clã em qualquer circunstância. São generosos e tolerantes com familiares, amigos e agregados, mas sempre com o dinheiro público. São contadores de causos pitorescos, gostam de citar provérbios populares de suas regiões, aparentam simplicidade interiorana, mas são raposas urbanas vorazes e vaidosas. Espertos, bem informados e maledicentes, são fontes disputadas por jornalistas, que em troca os poupam de maiores críticas. Católicos fervorosos, mantêm laços estreitos com o candomblé, mas jamais o admitem.

Eles são muitos, estão no Senado, na Câmara, em altos cargos da administração pública, estão todos ricos, poderosos e impunes. Em Brasília, os que os conhecem pessoalmente confirmam que são simpáticos e cordiais. Embora canalhas.

Share

terça-feira, 28 de julho de 2009

Programa de terça


No estilo "Stand Up", os humoristas se apresentam em pé, sem acessórios ou cenários. Os textos são originais, construídos a partir de observações do dia-a-dia. Única apresentação!

Share

Música de terça


O Fusca vermelho jamais me atropelará

Share

Turismo da gripe

Brasileiros correm ao Uruguai para comprar um novo artigo que uniu-se aos produtos dos free shops como objeto de desejo dos turistas que visitam cidades uruguaias da fronteira. Trata-se do Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe A.

Só em uma farmácia de Rivera, fronteira com Santana do Livramento, foram vendidos, em apenas dois dias, mais de 80 caixas do remédio. Cada caixa com 10 comprimidos custa R$ 100,00.

Enviado pelo Ex-Blog do Cesar Maia.

Share

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A mola que atingiu Massa




Fotos La Stampa

Peter Burger, porta-voz da Arai Helmets, fábrica que produz capacetes para a Fórmula Um, mostra uma reprodução da mola que atingiu o olho esquerdo de Felipe Massa no último sábado.

A mola de aço, que pesa um quilo, soltou-se da suspensão do carro de Rubens Barrichello e, a uma velocidade de 250 km/h, foi de encontro ao capacete de Massa, que vinha logo atrás.

Publicado no La Stampa.

Share

Massa pode nunca mais correr


O médico Robert Veres operou o piloto brasileiro (Foto AP)

Do Clic Esportes

Os médicos do Hospital Militar de Budapeste declararam que ainda é muito cedo para prever quando Felipe Massa correrá de novo, após a revelação de que o piloto teve o olho esquerdo atingido no acidente no treino para o GP da Hungria. De acordo com a revista inglesa Autosport, a imprensa local noticiou que o médico Robert Veres, que operou o brasileiro, disse que o dano pode ser suficiente para encerrar sua carreira na Fórmula 1.

– Ele sofreu danos no olho. Não sabemos se ele estará preparado para correr novamente – disse Veres.

O Hospital Militar de Budapeste marcou uma entrevista coletiva no início da noite para atualizar o estado de saúde de Felipe Massa à imprensa. A mola que saiu da Brawn de Rubens Barrichello atingiu o capacete do piloto logo acima do olho esquerdo, danificando-o e causando a fratura do crânio.

Share

domingo, 26 de julho de 2009

Acidente com Massa gera piadas com Barrichello

Eis algumas mensagens postadas no Twitter:

"Esse acidente com o Massa, foi só uma estratégia do Rubinho pra continuar sendo líder nas piadas esportivas brasileiras."

"Quase!! Rubinho foi o 2º piloto a chegar no centro médico após o acidente com Massa nos treinos do GP da Hungria. O 1° foi Nelsinho Piquet."

"Por motivos óbvios, vou parar de seguir o Rubinho no Twitter. Forza Massa!!!"

Visto no Zero Hora.

Share

Para jornal italiano, caso de Massa é grave


O La Stampa, um dos principais jornais europeus, publica na edição de hoje (domingo) matéria de capa sobre o acidente sofrido ontem por Felipe Massa durante o treino de classificação para o GP da Hungria. Segundo o jornal, Massa sofreu um dano cerebral sério e está em estado crítico, porém estável. A Ferrari, por sua vez, garante que Massa não corre risco de vida.

Abaixo, a sequência do socorro médico na pista:



















Fotos La Stampa

Share

sábado, 25 de julho de 2009

Perfil dos 'twitteiros' do Brasil

Uma pesquisa da Agência Bullet, publicada na revista Meio Digital, revela que o usuário padrão do Twitter no Brasil é, em sua grande maioria, do sexo masculino, com idade entre 21 e 30 anos, solteiro e mora nos Estados de São Paulo ou Rio de Janeiro. Dos quatro itens pesquisados, eu me encaixo em dois. Isso significa que ainda tenho 50% de chances de ser, algum dia, um "twitteiro" de verdade.

Share

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Imagem de quinta na sexta


Ana Beatriz e Bolinha ontem à noite no Calçadão

Share

Uma sexta caseira

Frente fria chegando do Sul, chuva forte com ruas alagadas em São Paulo, ventania dos diabos em Resende... É, o dia de hoje requer a proteção de quatro paredes.

Share

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Votorantim terá inauguração 'sob medida'


Foto feita hoje às 12:24 (para ampliar, clique na imagem)

Sediada em São Paulo, a agência de comunicação Sob Medida venceu a concorrência promovida pela Votorantim Siderurgia para realizar o evento de inauguração de sua fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Também disputaram o projeto a Bando de Eventos e a Tudo.

Como a nova fábrica da Votorantim Siderurgia se propõe a ser completamente sustentável, a Sob Medida desenvolveu evento com o selo Carbon Free. As emissões de carbono da fábrica serão neutralizadas com o plantio de mudas de árvores em áreas florestais degradadas, com garantia de manutenção por dois anos e monitoramento do carbono absorvido a cada cinco anos.

Além disso, o evento de inauguração, previsto para o início de 2010, vai usar materiais recicláveis e está contratando mão de obra local, incluindo atrações artísticas. Os alimentos servidos serão orgânicos e haverá metas contra o desperdício no consumo. O lixo será reciclado com gerenciamento legal dos resíduos. Entre os convidados ilustres confirmados está o presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Share

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Woody Allen vai filmar no Brasil

Do Cineclick

Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme, distribuidora e coprodutora estatal, afirmou que Woody Allen vai dirigir um longa-metragem no Rio de Janeiro em 2011. Detalhes a respeito das negociações e da trama ainda não podem ser revelados. A produção deve seguir o mesmo modelo empregado em "Vicky Cristina Barcelona".

Após cinco anos filmando em Londres (Match Point, Scoop e O Sonho de Cassandra) e na Espanha (Vicky Cristina Barcelona), Allen voltou a rodar em Nova York com "Tudo Pode Dar Certo", que chega aos cinemas brasileiros em novembro, distribuído pela Califórnia Filmes.

Share

Música de quarta


Will the circle be unbroken?

Share

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gráfica do Senado paga gratificação milionária

Da Folha Online

O Senado gasta cerca de R$ 1,8 milhão por ano para manter o bônus dos 75 chefes da gráfica. Eles são responsáveis por administrar 31 áreas. Há casos de até quatro chefes para controlar o mesmo local. Ao todo, o setor abriga 1.100 servidores, sendo que 420 foram cedidos para outros órgãos do Senado. Dos 680 servidores que restam, 430 são terceirizados que atuam na produção e nas áreas de limpeza e segurança.

Criada em 1964, a gráfica se tornou palco de vários escândalos. O mais recente é a descoberta de um novo "trem da alegria" que transformou 82 estagiários em servidores efetivos do Senado, sendo que sete já estão aposentados e seis morreram - neste caso, os parentes recebem pensão. A decisão de transformar em cargos efetivos as vagas de estágio permaneceu escondida durante 17 anos.

Matéria editada pelo RA.

Share

Montenegro é do casseta


Fernanda Spock em Jornada nas Estrelas


Fernanda Jones em busca do Oscar perdido

Em cartaz hoje no Casseta e Planeta.

Visto no UOL Televisão.

Share

A casa do atraso

Crônica de Nelson Motta (via e-mail)

O nepotismo, o apadrinhamento político, as viagens, o uso de dinheiro público em causa própria são velhos conhecidos. Mas o que mais me espanta na crise do Senado, por enquanto, é o anacronismo. É a opção preferencial pelo atraso, aliado da burocracia, que favorece todos os itens acima.

Em plena era da internet e dos celulares, da comunicação instantânea, pagos pelo contribuinte, o Senado emprega centenas de contínuos, para entregar papéis que podem ser mandados por e-mail. São batalhões de copeiras, para fazer cafezinho, quando qualquer boteco tem máquinas de café expresso tão fáceis que até um suplente de senador pode usar sozinho. Só os garçons são insubstituíveis.

Se a gráfica do Senado fosse vendida e a Casa pagasse pela impressão das cotas a que cada senador tem direito na gráfica mais cara de Brasília, os gastos cairiam a uma fração dos atuais. Pensando bem, é melhor nem sugerir, o pessoal já vai pensar nas comissões que as gráficas pagarão pelo apoio. Quase tudo que a gráfica do Senado imprime poderia ser só publicado no site da Casa e aberto ao público. É mais barato e mais seguro do que papel, que apodrece.

Mas o símbolo máximo do anacronismo do Senado é a Divisão de Taquigrafia, com centenas de funcionários de carreira, e outros tantos terceirizados, que taquigrafam as sessões no plenário e nas comissões. Qualquer gravadorzinho digital de camelô, ou mesmo um celular, registraria até os suspiros, fungadas, engasgadas e outros ruídos do orador. Depois é só ouvir e transcrever. A carreira de taquígrafo deveria ser substituída pela de "degravador". É algo tão antigo que ninguém com menos de 25 anos sabe o que é. Só se viu no Google.

Na era dos celulares e dos telefones móveis, o Senado deve abrigar uma legião de telefonistas. E, nos elevadores automáticos, ascensoristas, para apertar o botão dos andares. Os senadores têm até cota mensal de telegramas, que hoje vão todos por e-mail e os Correios entregam em casa. Só faltam os mensageiros a cavalo.

A corrupção e o atraso formam um par perfeito, os vícios do Senado alimentam os seus anacronismos. E vice-versa.

Share

domingo, 19 de julho de 2009

Bernard Fines e Julio Bittencourt Trio no deque








































































Fotos feitas ontem entre 12:17 e 13:54

Toque do RA: Para saber tudo sobre Bernard Fines e o Julio Bittencourt Jazz Trio, entre aqui e aqui.

Share