RA completa 13 anos no AR

sábado, 30 de junho de 2012

O último dia da Samuca


Foto feita às 12:36

Tradicional casa de ferragens fechou definitivamente as portas neste sábado, depois de 39 anos no mesmo endereço em Resende

Em seu lugar, muito em breve, mais uma loja do conglomerado chinês (pastelarias, lanchonetes, restaurantes, bijuterias, etc) que está ocupando os espaços comerciais da área do calçadão de Campos Elíseos.

Publicado no Resende Afora.

Share

Imagem de sexta no sábado


Foto feita ontem à 1:49

Publicado no Resende Afora.

Share

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Enquanto isso, a reforma do Espaço 'Z'...






















... já está na letra Q (de quase)

Publicado no Resende Afora.

Marcadores:

Share

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Imagens que condenam o rio Paraíba do Sul








Fotos feitas entre os dias 18/3/2011 e 27/6/2012

Só a cidade de Resende despeja no rio o esgoto não tratado de quase 50 mil habitantes. Isso sem falar no lixo (de todos os tipos) atirado diariamente nas águas do Paraíba do Sul por cidadãos (?) irresponsáveis.

Publicado no Resende Afora.

Share

terça-feira, 26 de junho de 2012

Números que condenam o rio Paraíba do Sul


Foto feita em Resende no dia 21/6 às 15:35

Desde domingo passado (24), o jornal O Globo vem publicando uma série de reportagens sobre os rios que banham o estado do Rio de Janeiro. A matéria de hoje, terça-feira, é dedicada ao Paraíba do Sul e, como era de se esperar, os números revelados são alarmantes:

1. Depois de nascer na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, o rio Paraíba do Sul corta 37 cidades fluminenses até encontrar o mar em São João da Barra,  norte do Rio de Janeiro.

2. Além das 37 cidades que cresceram às suas margens, outras 20 estão na bacia do Paraíba do Sul.

3. Todas essas 57 cidades despejam esgoto nas águas do rio. Apenas 21% desse esgoto é tratado.

4. A primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber as águas do Paraíba do Sul é Itatiaia, que tem 28 mil habitantes e nenhuma estação de tratamento de esgoto.

5. Logo em seguida vem Resende, com cerca de 120 mil habitantes e - segundo a concessionária Águas das Agulhas Negras (veja aqui) - 60% do esgoto tratado. Juntando com a vizinha Itatiaia, temos uma população de 76 mil habitantes (40% de Resende mais 100% de Itatiaia) que polui o rio diariamente com esgoto não tratado.

6. Dos 172 mil habitantes de Barra Mansa, apenas três mil têm o esgoto tratado na área urbana. Em Volta Redonda (246 mil habitantes), o Paraíba do Sul corre mais de cinco quilômetros através das margens ocupadas pelas instalações da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), uma das indústrias que mais poluem o rio.

7. Enquanto isso, no Estado de São Paulo, Taubaté dá o exemplo a ser seguido: com mais de 560 mil habitantes e um grande polo industrial (Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, entre outras empresas) a cidade tem 100% do esgoto tratado.

Publicado no Resende Afora (matéria sugerida pelo leitor Weber Pessoa).

Share

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Trailer de segunda


Para Roma, com amor


Em Los Angeles para promover seu filme anual - batizado a contragosto de "Para Roma, com amor" - Woody Allen falou, em entrevista coletiva, de sua filmografia com o humor e a auto-depreciação que o caracterizam.

"Quando você faz um filme é como um chef que trabalha em um prato. Depois de passar o dia na cozinha cortando, picando e adicionando molhos, você não quer mais comê-lo. Isto é o que sinto em relação a um filme", disse ele aos repórteres.

"Eu trabalho em um filme por ano: escrevo, dirijo os atores, faço a montagem, coloco a música e depois não tenho desejo algum de vê-lo novamente", afirmou.

"Nunca fiquei satisfeito com os meus filmes. Fiz o primeiro em 1968 - Um assaltante bem trapalhão - e nunca o assisti depois", disse.

"É por isso que sou eternamente grato ao público por amar alguns, apesar do meu próprio desapontamento. Para mim, (o resultado) sempre está longe de ser a obra-prima que eu tinha certeza de realizar".

Mas será que o cineasta não nutre pelo menos um pouco de afeição por Annie Hall (1977) ou Hannah e suas Irmãs (1986)?

"Em Annie Hall, a relação com Diane Keaton não era tudo o que me interessava. Era uma pequena parte de um projeto maior. E no final, eu tive que reduzir o filme a esta relação", disse.

Quanto à Hannah e suas irmãs, "foi uma grande decepção porque fui obrigado a fazer concessões significativas em relação à minha intenção original para assegurar a sobrevivência do filme", confessou.

Falando do novo filme, Woody Allen diz que detestou o nome "Para Roma, com amor":

"Meu título original era Bob Decameron, mas ninguém sabia quem era o Decameron, mesmo na Itália. Então eu mudei para Nero Fiddled' (primeiras palavras, em inglês, de uma expressão que descreve o imperador Nero tocando lira enquanto Roma ardia), mas metade dos países do mundo dizia: 'não compreendemos o que isso quer dizer, nós não conhecemos esta expressão'. Então, optei por um título genérico para que todo mundo entendesse", admite, um pouco abatido.

Woody Allen, que não aparecia em um de seus filmes desde Scoop em 2006, também retorna à tela no papel do pai de uma jovem americana a ponto de se casar com um italiano. O filme segue as histórias paralelas - e sentimentais - de vários casais, italianos e americanos, e conta com a presença de Penélope Cruz, Jesse Eisenberg, Ellen Page e Roberto Benigni.

"Quando escrevo um script, se há um papel para mim, eu aceito. Mas à medida que fico mais velho, os papéis estão se tornando mais raros", disse.

"Quando era jovem, podia ter o papel principal e fazer cenas românticas com mulheres. Mas agora estou reduzido a papéis de porteiro ou de tio velho".

"Para Roma, com amor" estreia no Brasil na próxima sexta-feira.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

domingo, 24 de junho de 2012

Imagens de sábado no domingo






























Fotos feitas ontem entre 9:32 e 10:23

Publicado no Resende Afora.

Share

sábado, 23 de junho de 2012

Enquanto isso, na capital...


Foto de Marco Antônio Teixeira/UOL


Três homens em duas motos trocaram tiros com policiais militares na tarde deste sábado, no Leblon, bairro nobre da zona sul do Rio. Apesar da confusão e do pânico gerado em algumas ruas do bairro, ninguém ficou ferido.

De acordo com a Polícia Civil, os homens foram abordados pelos PMs no bairro porque não usavam capacetes. No momento da abordagem, um dos motociclistas fugiu. Outros dois atiraram contra o carro da polícia e tentaram escapar dos policiais.

Começou, então, uma perseguição pelas ruas do bairro. Os PMs conseguiram capturar os dois homens na rua Conde de Bernardote, depois que eles caíram da moto e roubaram um carro para continuar a fuga. Poucos metros à frente, o carro capotou.

Os dois homens, identificados como Marcos Simões Lima Bengaly e Alexandro dos Santos Pereira, foram levados para a 14ª Delegacia de Polícia (Leblon).

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

Problema resolvido - Parte 2


Foto feita ontem às 16:47

Publicado no Resende Afora.

Share

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cliques cibernéticos de sexta

Ofensa deve ser retirada de rede social em 24 horas (clique).

Após processo, Facebook altera regras da função "curtir" (clique).

Google experimenta novo design para a sua página de busca (clique).

Brasileiros online em casa ou no trabalho passam dos 50 milhões (clique).

Publicado no Resende Afora.

Share

Carro de sexta


Foto feita às 16:44

Homenagem do RA ao Dia Mundial do Fusca.

Publicado no Resende Afora.

Share

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Folha passa a cobrar por conteúdo digital

Do UOL Economia

O site da Folha passa a partir desta quinta-feira (21) a publicar os textos da versão impressa do jornal, inclusive todos os colunistas, e começa a cobrar pelo acesso frequente às reportagens e fotos.

Visitantes do site poderão ler até 40 textos por mês gratuitamente. Para os assinantes do UOL e da Folha impressa ou digital, não muda nada. Eles continuam a ter acesso grátis e irrestrito ao conteúdo que já tinham antes.

Os assinantes do UOL mantêm o acesso pleno pela internet, exceto à réplica da edição impressa, que já era exclusiva de assinantes do jornal. Os leitores da Folha acessam todos os formatos -na internet, em tablets e em celulares.

Os internautas que não são assinantes nem do UOL nem da Folha, mas que acessarem uma reportagem a partir do UOL também terão acesso livre àquele texto específico. Ou seja, eles podem ler esse texto sem que seja incluído na conta das 40 notícias gratuitas.

Depois, se esse internauta decidir continuar navegando no ambiente da Folha, aí passam a valer as regras de cobrança e começa a contagem dos textos que ele pode acessar mensalmente.

Algumas partes do site, entre elas a capa e as seções produzidas por leitores, continuarão inteiramente gratuitas, como acontece hoje. Outras, que incluem a maioria das reportagens e colunas, serão gratuitas até o limite de 40 textos por mês.

Nada muda na navegação do leitor até o 20º clique mensal. A partir daí, ele será convidado a fazer um cadastro simples, que lhe permitirá ler mais 20 reportagens, colunas ou galerias de fotos. O cálculo é zerado no início de cada mês.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

Os óculos do poeta


Foto de Carlos Ivan/O Globo

Pela oitava vez em dez anos de existência, a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, no calçadão da praia de Copacabana, ganha novos óculos.

Em um país sério, depois do primeiro roubo (ou mesmo antes), seria instalada uma câmera de segurança no alto do poste mais próximo, apontada diretamente para a estátua, funcionando 24 horas por dia.

Sem vigilância, logo, logo, o grande Drummond estará recebendo o seu nono par de óculos.

Atualização do RA: Segundo reportagem do portal G1 (publicada no dia 1/6), o último roubo dos óculos do poeta aconteceu no dia 10 de maio e foi registrado por uma câmera de vigilância da avenida Atlântica. Os autores do vandalismo são dois menores, ainda não identificados, que agiram de madrugada. Menos mal. 

Publicado no Resende Afora.

Share

E por falar em vigilância...






Fotos feitas nos dias 18/4 e 18/6

Algum morador e/ou comerciante de Campos Elíseos vem usando a margem do rio Paraíba do Sul - entre a Ponte Velha e a Ponte Tácito Viana Rodrigues - como lixeira.

As fotos acima foram feitas em um intervalo exato de dois meses, a última delas três dias atrás.

Como na estátua do Drummond em Copacabana, só uma câmera de segurança ligada dia e noite poderia inibir esse tipo de crime.

Esperar que o cidadão (?) capaz de tal absurdo tome consciência sem ser exemplarmente punido seria exigir muito de alguém sem o mínimo de civilidade.

Publicado no Resende Afora.

Share

terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio+20 fecha o acordo possível

Do El País

As 193 equipes negociadoras da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20 - chegaram nesta terça-feira a um acordo mínimo que servirá, ao menos, para que os mais de 100 chefes de Estado e de Governo presentes ao conclave possam salvar a pele durante os próximos três dias.

Pouco depois de conhecer os detalhes do rascunho de conclusões da cúpula, as organizações ambientais se apressaram a tachá-lo de "decepcionante" ou de "fracasso colossal".

No entanto, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, principal responsável pelo consenso, saiu em defesa do acordo, chamando-o de "satisfatório", ainda que a delegação da União Européia o tenha rebaixado à categoria de "único trato possível".

"É o melhor que podemos conseguir", se pronunciou na mesma linha o secretário geral da Rio+20, Sha Zukang.

Traduzido, editado e publicado no Resende Afora.

Share

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Currículo do novo companheiro do Lula


Fonte: Interpol

Publicado no Resende Afora.

Share

Imagem histórica de segunda


'Graaande companheiro Paulo!!'

Pitaco do RA: Este tapinha carinhoso no Maluf dissolve o último resquício de ética do outrora glorioso Partido dos Trabalhadores (hoje, Partido do Lula). Tudo por alguns segundos a mais de propaganda na TV. E tem gente que ainda acredita que o padrinho da Dilma seria incapaz de compactuar com o mensalão...

Publicado no Resende Afora.

Share

Parabéns pra você, Paul!


Publicado no Resende Afora.

Share

domingo, 17 de junho de 2012

Documentários para todos os gostos



Tatiana de Mello Dias, no Estadão

Já sabe o que assistir hoje? O Fulldocumentary.com, como o nome sugere, reúne apenas documentários completos disponíveis em streaming.

Há vídeos no YouTube e outras plataformas, como o Vimeo, mas o critério é o mesmo: tem de estar completo.

Para tentar evitar problemas com direitos autorais, o site avisa que nenhum filme está hospedado ali – eles apenas dão os links para outras fontes.

Também dizem que os filmes disponibilizados ali estão ou em domínio público ou tiveram a divulgação autorizada pelos responsáveis.

O acervo é extenso e tem obras divididas em temas: história, sociedade, natureza, ciência, música, economia, saúde, negócios e religião.

Há pérolas como o recém-lançado "George Harrison: Living in a Material World", documentário de Martin Scorsese sobre o beatle, e "The great conspiracy", que traça teorias conspiratórias sobre o 11 de setembro.

Para ver tudo (ou o que quiser), entre aqui.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

sábado, 16 de junho de 2012

Libertando o Xingu




Fotos Amazon Watch

Enquanto ambientalistas engravatados discutem o futuro da humanidade nos salões refrigerados da Rio+20, no interior da Amazônia, 300 pessoas - entre índios, pequenos fazendeiros, pescadores e gente do lugar -"libertaram o rio Xingu", abrindo uma brecha na barragem de terra construída em Belo Monte. Depois do ato heróico, posaram para a foto histórica.

Publicado no Resende Afora.

Share

Libertando o Xingu - Bastidores da ocupação



Publicado no Resende Afora.

Share

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Problema resolvido


Foto feita no dia 6/6 às 14:40



Foto feita hoje às 15:18

Publicado no Resende Afora.

Share

Salários de servidores no Brasil são 'roubo'

Do UOL Notícias

Uma reportagem na edição desta semana da revista britânica The Economist - intitulada "Envergonhando o invergonhável" - afirma que altos salários pagos a parte dos funcionários públicos do Brasil são um "roubo ao contribuinte". Os dados sobre a remuneração dos servidores foram revelados recentemente por meio da Lei de Acesso à Informação.

A "Economist" cita como exemplo de abuso o fato de mais de 350 funcionários da prefeitura de São Paulo ganharem mais que o presidente da Câmara, cujo salário líquido é de R$ 7.223, segundo a revista.

A publicação compara o salário de uma enfermeira-chefe da prefeitura do município, de R$ 18.300, com a média salarial da iniciativa privada, e conclui que o salário da servidora é 12 vezes mais alto que o pago pelo mercado.

A reportagem - com o subtítulo "Como os burocratas roubam os contribuintes" - lembra que, por lei, nenhum funcionário público pode ganhar mais que R$ 26.700, que é a remuneração dos juízes de instâncias federais superiores.

Porém, um terço dos ministros e mais de 4 mil servidores federais teriam rendimentos superiores a esse teto. Incluindo o presidente do Senado, José Sarney, cujo salário chegaria a R$ 62 mil, devido a um acúmulo de pensões.

A revista também classifica como um "roubo ao contribuinte" o fato de membros do Congresso receberem 15 salários por ano, enquanto a maioria dos brasileiros recebe apenas 13.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

Cliques salariais de sexta

Serviço público tem 3.990 supersalários (clique).

Servidores ganham até R$ 765 mil por ano (clique).

Sarney e outros senadores têm supersalários (clique).

Um quarto do Congresso ganha acima do teto (clique).

O Poder Judiciário também tem supersalários (clique).

Membros do Judiciário que recebem acima do teto (clique).

Publicado no Resende Afora.

Share

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vagas na Hyundai


Postado no Facebook

Publicado no Resende Afora.

Share

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Imagem de quarta


Foto feita às 16:51

Publicado no Resende Afora.

Share