RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 2 de agosto de 2005

Lula na Playboy

Comprei ontem no Bazar Agulhas Negras "As 30 melhores entrevistas de Playboy", edição especial com 313 páginas recheadas de declarações históricas de personalidades do Brasil e do mundo. No capítulo Os Candidatos, foram republicadas as entrevistas com Lula (julho de 1979), Fernando Henrique (setembro de 1984) e Fernando Collor (outubro de 1987). Como o passado sempre ajuda a entender o presente, selecionei alguns trechos reveladores da entrevista de Lula para mostrar a vocês.

Na época da entrevista, Luís Inácio Lula da Silva era presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (segundo mandato), e tinha acabado de sair vitorioso de uma greve que custara a sua cassação pelo governo do general João Baptista Figueiredo. Diga lá, Lula:

Sobre os estudos: "Fiz o curso primário e, quando já trabalhava numa fábrica, aprendi a profissão de torneiro mecânico no Senai. Em 1973, quando já era secretário do sindicato fiz o curso de madureza. Então parei de estudar, porque no madureza a gente aprende muito pouco. Aprende é a fazer cruzinha. A vida tem me ensinado muito mais. Mas se um dia eu tiver tempo talvez possa estudar alguma coisa."

Sobre música: "Não gosto de Caetano Veloso e de Gilberto Gil. Não é o tipo de música que me agrada. Eu não perco tempo ouvindo."

Sobre o que fazer quando terminar o mandato de presidente do sindicato: "Eu não sei o que fazer. A única coisa que aprendi foi ser torneiro mecânico. E mesmo assim acho que já desaprendi, porque estou afastado desde 72. Eu já tinha decidido abandonar o sindicato em 81, parar um pouco, descansar. Outros companheiros precisam subir. E também não sou fanático por política. Não faz muito meu gênero. Sinceramente não sei. Acho que vou voltar para o trabalho na fábrica."

Sobre um partido que poderia representar os trabalhadores: "Esse partido deveria ter compromisso com as bases, ter trabalhadores. É isso o que a gente está querendo criar. Tem uns companheiros, uns dirigentes sindicais que estão fazendo contatos... (com) várias pessoas... Fernando Henrique Cardoso, Chico de Oliveira, Jarbas Vasconcelos... senadores e deputados do MDB, o pessoal de atitudes mais coerentes..."

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home