RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Resende completa 204 primaveras

Neste dia especial, o RA não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem à musa maior, verdadeira razão de sua existência e inspiração constante na labuta diária de produzir as imagens que ilustram - há alguns anos - os cartões-postais da cidade, o saudoso livro "Resende - De Pontes, Rios e Sonhos", o blog que vos fala e os folhetos, folders, banners e quadros solicitados por empresas locais.

E tudo começou no ano da graça de 1999, quando resolvi colocar à venda no Bazar Agulhas Negras uma série de fotos da cidade, impressas no laboratório profissional da Kodak (o Fotosfera, no Rio de Janeiro) em papel fotográfico comum. Com a boa aceitação do projeto, achei que seria interessante colar as fotos em uma base de papel vergé e imprimir no verso o mesmo desenho de um cartão-postal. Nascia, assim, a série Fotos-Postais, produzida artesanalmente até o início de 2004, quando deu lugar à atual Coleção Postais de Resende.

Muitos falam que minhas fotos não reproduzem a realidade da cidade, que Resende não teria - nem de longe - a beleza que aparenta nos postais. Nunca concordei com esse pensamento, mesmo porque, jamais fiz uso de truques fotográficos (digitais ou não) para melhorar uma cena gravada no filme. O segredo de uma boa foto urbana está, basicamente, no enquadramento, naquilo que o fotógrafo considera importante ser registrado. Isso significa que em meio a ruas esburacadas, luminárias quebradas e quilômetros de fios de alta-tensão embolados diante de prédios históricos em decomposição, é sempre possível selecionar um ângulo que não mostre nada disso.

Poderia, é claro, fazer o oposto, só fotografar o lado feio da cidade (o que, convenhamos, seria muito mais fácil, em meio a tantos problemas). Mas, nesse caso, seria obrigado a mudar completamente o meu estilo e, também, procurar uma profissão paralela para sobreviver, já que não haveria mercado para imagens tão desagradavelmente realistas. Prefiro continuar explorando a beleza (enquanto ela houver) e acreditar na utopia de que, um dia (mesmo contrariando o poeta), as imagens corresponderão aos fatos.

Parabéns Resende!

Share

2 Comments:

At 30/9/05 16:32, Anonymous Anônimo said...

Oi, Otacílio.
É isso aí! Continui com seu magnífico trabalho de mostrar o lado bonito dessa linda Resende, principalmente considerando que, com 204 anos, Resende continúa jóvem, bonita e viçosa. Adoro Resende.
Estamos aqui em Monte Carmelo (MG) acompanhando de perto as novidades dessa bela cidade, sempre esperadas em seu blog.
Parabéns Otacílio!
Parabéns Resende!

 
At 30/9/05 18:02, Anonymous Anônimo said...

Isso, isso! Obrigado pelo meu parabéns e um grande abraço a todos.

 

Postar um comentário

<< Home