Resende completa 204 primaveras
Neste dia especial, o RA não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem à musa maior, verdadeira razão de sua existência e inspiração constante na labuta diária de produzir as imagens que ilustram - há alguns anos - os cartões-postais da cidade, o saudoso livro "Resende - De Pontes, Rios e Sonhos", o blog que vos fala e os folhetos, folders, banners e quadros solicitados por empresas locais.
E tudo começou no ano da graça de 1999, quando resolvi colocar à venda no Bazar Agulhas Negras uma série de fotos da cidade, impressas no laboratório profissional da Kodak (o Fotosfera, no Rio de Janeiro) em papel fotográfico comum. Com a boa aceitação do projeto, achei que seria interessante colar as fotos em uma base de papel vergé e imprimir no verso o mesmo desenho de um cartão-postal. Nascia, assim, a série Fotos-Postais, produzida artesanalmente até o início de 2004, quando deu lugar à atual Coleção Postais de Resende.
Muitos falam que minhas fotos não reproduzem a realidade da cidade, que Resende não teria - nem de longe - a beleza que aparenta nos postais. Nunca concordei com esse pensamento, mesmo porque, jamais fiz uso de truques fotográficos (digitais ou não) para melhorar uma cena gravada no filme. O segredo de uma boa foto urbana está, basicamente, no enquadramento, naquilo que o fotógrafo considera importante ser registrado. Isso significa que em meio a ruas esburacadas, luminárias quebradas e quilômetros de fios de alta-tensão embolados diante de prédios históricos em decomposição, é sempre possível selecionar um ângulo que não mostre nada disso.
Poderia, é claro, fazer o oposto, só fotografar o lado feio da cidade (o que, convenhamos, seria muito mais fácil, em meio a tantos problemas). Mas, nesse caso, seria obrigado a mudar completamente o meu estilo e, também, procurar uma profissão paralela para sobreviver, já que não haveria mercado para imagens tão desagradavelmente realistas. Prefiro continuar explorando a beleza (enquanto ela houver) e acreditar na utopia de que, um dia (mesmo contrariando o poeta), as imagens corresponderão aos fatos.
Parabéns Resende!
2 Comments:
Oi, Otacílio.
É isso aí! Continui com seu magnífico trabalho de mostrar o lado bonito dessa linda Resende, principalmente considerando que, com 204 anos, Resende continúa jóvem, bonita e viçosa. Adoro Resende.
Estamos aqui em Monte Carmelo (MG) acompanhando de perto as novidades dessa bela cidade, sempre esperadas em seu blog.
Parabéns Otacílio!
Parabéns Resende!
Isso, isso! Obrigado pelo meu parabéns e um grande abraço a todos.
Postar um comentário
<< Home