Eclipse causa engarrafamento na Espanha
Do UOL Notícias
Milhares de curiosos e astrônomos do mundo todo observaram hoje o primeiro eclipse anular visível em grande parte da Península Ibérica desde o século XVIII, no qual, durante quatro minutos, a lua cobriu 90% do sol.
A Espanha se transformou, nas primeiras horas do dia, em um observatório privilegiado, já que foi o único país em que se pôde ver o eclipse em uma faixa de 185 quilômetros de largura, de Pontevedra (noroeste) até Alicante (leste), a mais de mil quilômetros de distância.
O fenômeno, que começou a ser visto em Vigo (noroeste), onde se formaram grandes retenções de tráfego devido à grande quantidade de gente que parou para ver o fenômeno, só pôde se contemplado com filtros adequados.
O pico deste fenômeno astrofísico aconteceu quando o eclipse chegou a sua fase mais espetacular, em torno das 11h (6h de Brasília), e fez com que anoitecesse na região.
Nota do RA: Para quem estranhou o termo eclipse 'anular', a Larousse diz tratar-se de um eclipse do Sol no qual a Lua não consegue encobrir a totalidade do disco solar e deixa aparecer uma fina porção em forma de anel. Faz sentido.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home