RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Festival de Quadrinhos em Beagá

Do blog Gibizada

Começa hoje na Casa do Conde, em Belo Horizonte, o 4º Festival Internacional de Quadrinhos. Realizado pela editora carioca Casa 21 em parceria com a prefeitura de BH, o evento este ano homenageará o paulista Lourenço Mutarelli e os mineiros Antônio Roque Gobbo e Lacarmélio Alfeo de Araújo. O primeiro é o autor das histórias em quadrinhos "Transubstanciação", "O cheiro do ralo", "O rei do ponto", "O dobro de cinco", "Mundo pet", e dos livros "O natimorto" e "Jesus Kid". Uma exposição de 110 obras suas, de fanzines a quadrinhos - passando por teatro e cinema - será montada.

Gobbo é um colecionador de gibis da cidade que além de criar a Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos, ainda doou toda a sua vasta coleção para a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. De seu famoso acervo será exibido, por exemplo, a revista Pato Donald nº 1. O outro mineiro, Lacarmélio Alfeo de Araújo, é um quadrinhista folclórico que vende as aventuras de seu personagem, Celton, pelas ruas de Belo Horizonte.

"A arte de Andrea Pazienza" é o nome da principal exposição internacional que virá para o FIQ. Com curadoria de Marina Pazienza Comandini, viúva do excelente artista, a mostra apresentará 30 originais do italiano que com Liberatore, Scozzari e Mattioli revolucionou a revista Frigidaire.

O inglês Eddie Campbell, desenhista de "Do inferno", o americano Gary Panter, o italiano Gianfranco Manfredi e os franceses Frédéric Boilet e Philippe Squarzoni são os convidados internacionais que já confirmaram presença no festival. Além de exposições e encontros com os artistas, acontecerão debates, cursos e exibições de filmes.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home