RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

PC popular começa ser vendido nesta sexta

Do site IDG Now!

Os primeiros desktops de até 1.400 reais produzidos de acordo com as especificações do programa de inclusão digital do governo federal, o Computador para Todos (PC Conectado), instituído em 20 de setembro, começam a chegar às lojas brasileiras nesta sexta-feira (11/11).

Epcom Eletrônica, de São Paulo (SP), Login Informática, de Ilhéus (BA), e Positivo Informática, de Curitiba (PR), foram as primeiras fabricantes homologadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em 21 de outubro, para fornecer o PC Conectado.

A Positivo Informática já possui 5 mil unidades de seu PC Conectado em estoque, na fábrica de Curitiba, informa Hélio Rotenberg, presidente da empresa. A fabricante deve colocar nas lojas, a partir da próxima semana, dois modelos que atendem a configuração do programa do governo federal - microprocessador de 1,5 Ghz, 40 Gigabytes (GB) de espaço em disco rígido, memória RAM de 128 MB, monitor de 15 polegadas e aplicativos de software livre -, com preços que variam de 1.199 reais a 1.399 reais. Os varejistas parceiros da Positivo são as redes Ponto Frio, Colombo e Magazine Luiza.

"Aguardamos apenas a definição de um selo de identificação do PC Conectado pelo governo para enviar os micros ao varejo", informa Rotenberg.

Embora já tenham equipamentos prontos ou em produção, as empresas aguardavam a publicação de uma portaria do MCT com as definições de um selo de identificação do PC Conectado para liberar as maquinas aos varejistas. No entanto, segundo o MCT, a definição não impede que as empresas homologadas distribuam as máquinas ao varejo, pois as linhas de financiamento do PC Conectado ao consumidor já estão liberadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

A expectativa do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende é que sejam vendidos de imediato cerca de 500 mil computadores, e mais de dois milhões até o fim de 2006.

Outro ponto a ser oficializado no programa Computador para Todos envolve o acesso discado à internet, por 7,50 reais mensais para 30 horas de conexão. O pacote negociado com as operadoras de telefonia está em fase final de aprovação no Ministério das Comunicações e será regulamentado por meio de um decreto presidencial, que pode ser sancionado em breve.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home