RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Lennon está de volta

Trecho de entrevista publicada na revista Veja em 1/10/1980

Recentemente, John Lennon e Yoko Ono deram sua primeira grande entrevista em cinco anos a Barbara Graustark da revista Newsweek. Vestinco calça Levis e uma camisa de trabalho, fumando cigarros franceses, o ex-beatle falou abertamente sobre si próprio, sem mostrar sinais dos demônios interiores que antes perseguiam suas canções:

Barbara - Por que você se escondeu a partir de 1975? Você estava cansado de fazer música ou do negócio da música?

Lennon - Um pouco de cada coisa. Desde os 22 anos de idade estava sob contrato e sempre se esperava alguma coisa de mim. Que eu escrevesse 100 canções até sexta-feira, que gravasse um disco até sábado, fizesse isso e aquilo. Eu me tornei um artista por gostar da liberdade - nunca pude me encaixar em uma sala de aula ou num escritório. A liberdade era o algo mais de que eu precisava para compensar o fato de ser um sujeito estranho. De repente, contudo, vi-me amarrado a uma gravadora, à imprensa, ao público. Não tinha liberdade alguma.

Barbara - Por que cinco anos?

Lennon - Você sabe que nos custou um longo tempo para ter um bebê. Eu queria me dedicar por cinco anos a meu filho Sean. Não vi Julian, meu primeiro filho (de sua ex-esposa Cynthia) crescer e, agora, eis um homem de 17 anos ao telefone falando de motocicletas. Acho que a maioria das escolas são prisões - a cabeça da criança é aberta e estreitá-la para que ela vá competir na sala de aula é uma piada. Mandei Sean ao jardim da infância mas, quando percebi que o estava fazendo para me ver livre dele, deixei que voltasse para casa. Se não lhe dou atenção agora que ele tem 5 anos, terei que dá-la em dose dupla na sua adolescência. É o que lhe devo.

Barbara - Por que você decidiu gravar novamente?

Lennon - Porque este dono-de-casa gostaria de ter só um pouquinho de uma carreira. No dia 9 de outubro, completo 40 anos de idade. Sean terá 5 e eu poderei dizer: "Papai também faz outras coisas". O garoto não está acostumado a isso - em cinco anos eu quase não peguei na guitarra. No Natal passado, nossos vizinhos mostraram a Sean o filme "Submarino Amarelo" e ele veio correndo para casa perguntando: "Papai, você estava cantando, você foi um beatle?" Eu lhe respondi: "Bem - sim, fui".

Pitaco do RA: Dois meses depois dessa entrevista, John Lennon foi assassinado, na entrada do seu prédio em Nova York, por um americano imbecil travestido de fã.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home