RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 14 de junho de 2006

O bastidor da fritura de um craque

Rodolfo Fernandes, do Blog dos Colunistas

Este blog acredita que Deus ajuda blog que madruga. Depois de conversar na madrugada de Berlim com diversas pessoas próximas à seleção e a Ronaldo, este blog sente-se em condições de dar os bastidores do que efetivamente está acontecendo na seleção e avaliar que:

1) Parreira sabe que tem um grande problema para resolver, chamado Ronaldo Nazario. Como o técnico vai fazer, qual a sua estratégia, é algo que dormiu na sua cabeça ontem. Como já havíamos dito aqui outro dia, Ronaldo está disperso, irritado e sem foco na Copa do Mundo. Antes da competição, Parreira vinha dizendo, em conversas reservadas, que teria toda a paciência para aguardar Ronaldo recuperar as condições físicas, mas que ele precisaria demonstrar vontade de fazer isso. Não é o que vem ocorrendo. Parreira tem noção disso.

2) Parreira confirmou Ronaldo imediatamente para a próxima partida, como forma de mandar um recado favorável ao craque. Mas esses sinais nem sempre são tão lógicos assim. O futebol é o ambiente mais próximo que existe da política - e a confirmação de Ronaldo como titular faz parte do figurino traçado por Parreira. Ele conta com a primeira fase para Ronaldo entrar em forma, mas não pretende ir para um mata-mata na segunda fase com este Ronaldo. Mais uma partida como a de ontem tornará a situação do jogador muito difícil.

3) Parreira não vai barrar Ronaldo. Ouvi de uma pessoa que conhece a seleção o seguinte: quem vai barrar o Ronaldo é o próprio Ronaldo. Eu diria, mantendo a comparação com a política, que Parreira está fritando Ronaldo - é como um ministro forte que o presidente não pode demitir, tem que aguardar condições para poder agir. FH e Lula sabem bem como é isso, são especialistas no tema... As vaias que Ronaldo recebeu ontem são uma etapa importante desse processo. Ronaldo saiu mais fraco do jogo de ontem.

4) Resumindo: Ronaldo desceu um degrau na sua condição de intocável na seleção. Nunca em sua carreira esteve tão próximo do banco de reservas. A impressão generalizada é de que só conversar não adianta mais. Mesmo assim, todos acham que Ronaldo é um homem de superação e, no fundo, como toda a torcida, esperam o milagre da recuperação física, técnica e psicológica do craque.

Comentário do RA:

Grande Rodolfo! Perfeita a sua análise sobre o caso Ronaldo. Faltou, talvez, um parágrafo abordando a raíz do problema, ou seja, a razão (ou razões) dessa fenomenal apatia.

Acredito - embora não tenha acesso a pessoas próximas ao camisa 9 e, muito menos, ao próprio - que a chave da questão esteja na última temporada do Real Madrid, quando Ronaldo sofreu seguidas contusões e ficou mais tempo em casa do que nos gramados. Esse período de ócio rendeu-lhe - além do óbvio despreparo físico - algumas polegadas a mais de gordura (e não de massa muscular, como ele não se cansa de repetir).

Resultado: sem tempo hábil para recuperar a antiga agilidade e perder o excesso de peso, Ronaldo se apresentou para a Copa trazendo na bagagem apenas o seu glorioso passado. E aí, choveram os comentários, as críticas, e o cara - sem ter pra onde correr, nem o que fazer - ficou de mal com a vida. O que vimos ontem, debaixo da camisa 9, é a soma desses problemas. Todos eles, infelizmente, sem solução a curto prazo.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home