RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Agora é a vez do Paraguai

Do ex-Blog do César Maia, editado e traduzido pelo RA

O candidato Fernando Lugo - que lidera a campanha presidencial no Paraguai - declarou ao jornal ABC Color que se chegar ao poder em 2008, pedirá ao Brasil a renegociação do Tratado de Itaipu e, caso não obtenha uma resposta positiva, levará o caso à Corte Internacional de Justiça, em Haya.

Fernando Lugo falou também da necessidade de recuperar a soberania paraguaia no sentido cultural (na fronteira existe muita penetração brasileira), no âmbito econômico e no aspecto energético. Para ele, o Paraguai é atualmente um país primordialmente agroexportador, mas que pode vir a se tornar um país hidroelétrico, para solucionar, em grande medida, a sua permanente crise econômica.

Destacou que se o Tratado de Itaipu - firmado em 1973 durante a ditadura do General Alfredo Stroessner - for reformulado e se estabelecer o preço de mercado, os paraguaios passarão a receber cerca de US$ 1.8 bilhão anuais, em vez dos US$ 240 milhões pagos atualmente pelo governo brasileiro.

Pitaco do RA: E não é que o copanhêro Evo Morales está fazendo escola? Depois que o Lula entregou o ouro aos bolivianos, todos os vizinhos se acham agora no direito de explorar o Brasil. Resta saber quem será o próximo!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home