Brasília tenta encontrar os aviões
AZ (Manaus): Fala Brasília.
BS (Brasília): Você tem esse N600XL?
AZ: A gente tem aqui, tá descendo aqui (na Base Aérea do Cachimbo).
BS: Ele declarou emergência, tava com proa de Cachimbo, uma aeronave copiou e passou pra gente.
(....)
BS: Gol 1907. Irmão, qual o estimado dele para Bol, se já está na minha FIR (área controlada por cada centro)?
AZ: Peraí, qual é o cara (avião)?
BS: Gol 1907. Eduardo Gomes Brasília.
AZ: Ué! Que Gol 1907 é esse?
BS: Cara...
AZ: Rapaz, não tem nenhum Gol, nenhum Gol aqui com a gente (no nosso controle) não.
BS: Tem que ter, mané!
AZ: Ué, já faz mais de meia hora. Tem radar, mas não tá. Não dá pra ver não. Já sumiu do radar.
Brasília para Recife
BS: Não tem nenhum Gol não, né?
RE: Não.
Brasília novamente para Manaus
BS: Meu camarada, é seguinte: eu tou com o plano do Gol 1907 aqui. Eduardo Gomes Brasília. Vocês me passaram e até agora não me chamou. Onde está esse cara (o avião)?
AZ: Ainda não chamou?
BS: Não. Um lá passou perto dele. Mas alguém tava no 360 (36 mil pés) ou no 380 (38 mil pés). É aí que tá a minha dúvida.
AZ: É o seguinte: o piloto do Legacy falou que ele colidiu com alguma coisa e não sabe o que foi.
BS: Ih. Carai!
AZ: Aí quebrou a ponta da asa e não sabe o que foi. Só que o Gol tava no 370 (voando a 37 mil pés). Você me passou no 360 (36 mil pés), não foi?
BS: Foi.
Conclusão do RA: Para ser esclarecedora e verdadeira - e não parcial e tendenciosa - a manchete da Folha deveria ser "Fitas revelam erros na queda de avião - Controladores determinaram a mesma altitude para o Legacy e o Boeing da Gol e causaram a morte de 154 pessoas". Fim de papo.
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