RA completa 13 anos no AR

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Brasília tenta encontrar os aviões

AZ (Manaus): Fala Brasília.

BS (Brasília): Você tem esse N600XL?

AZ: A gente tem aqui, tá descendo aqui (na Base Aérea do Cachimbo).

BS: Ele declarou emergência, tava com proa de Cachimbo, uma aeronave copiou e passou pra gente.

(....)

BS: Gol 1907. Irmão, qual o estimado dele para Bol, se já está na minha FIR (área controlada por cada centro)?

AZ: Peraí, qual é o cara (avião)?

BS: Gol 1907. Eduardo Gomes Brasília.

AZ: Ué! Que Gol 1907 é esse?

BS: Cara...

AZ: Rapaz, não tem nenhum Gol, nenhum Gol aqui com a gente (no nosso controle) não.

BS: Tem que ter, mané!

AZ: Ué, já faz mais de meia hora. Tem radar, mas não tá. Não dá pra ver não. Já sumiu do radar.

Brasília para Recife

BS: Não tem nenhum Gol não, né?

RE: Não.

Brasília novamente para Manaus

BS: Meu camarada, é seguinte: eu tou com o plano do Gol 1907 aqui. Eduardo Gomes Brasília. Vocês me passaram e até agora não me chamou. Onde está esse cara (o avião)?

AZ: Ainda não chamou?

BS: Não. Um lá passou perto dele. Mas alguém tava no 360 (36 mil pés) ou no 380 (38 mil pés). É aí que tá a minha dúvida.

AZ: É o seguinte: o piloto do Legacy falou que ele colidiu com alguma coisa e não sabe o que foi.

BS: Ih. Carai!

AZ: Aí quebrou a ponta da asa e não sabe o que foi. Só que o Gol tava no 370 (voando a 37 mil pés). Você me passou no 360 (36 mil pés), não foi?

BS: Foi.

Conclusão do RA: Para ser esclarecedora e verdadeira - e não parcial e tendenciosa - a manchete da Folha deveria ser "Fitas revelam erros na queda de avião - Controladores determinaram a mesma altitude para o Legacy e o Boeing da Gol e causaram a morte de 154 pessoas". Fim de papo.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home