RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 3 de maio de 2007

'Cicatrizes' estréia amanhã


Nathália Dias Gomes e Alexandre Varella

O Grupo Teatral Boca de Cena apresenta a partir de amanhã - 4 de maio - no Teatro de Bolso de Resende a peça "Cicatrizes", obra do escritor escocês Anthony Neilson nunca encenada anteriormente no Brasil. Neilson faz parte da nova geração de dramaturgos de língua inglesa que tem revolucionado o teatro europeu, e foi um dos grandes destaques do Festival de Edimburgo em 2002.

"Cicatrizes" conta a história de um jovem casal que discute a possibilidade de ter ou não um filho após a descoberta da gravidez da mulher. A aparente banalidade desta discussão é a chave encontrada pelo autor para desenvolver um drama contundente sobre o amor, as perdas e o tempo. Segundo Alexandre Varella, tradutor, diretor e ator do espetáculo, o texto confronta seus personagens e espectadores com a implacabilidade do tempo que não retorna.

"Embora o autor brinque com este fato, tentando manusear a estrutura temporal formal da peça, ele nos revela que a ordem do acontecimento/narrado é passível de subversão; mas a ordem do acontecimento/acontecido, com suas causas e efeitos, não é. Aí reside a tragédia", revela Varella.

Por causa de sua temática adulta e por vezes virulenta, "Cicatrizes" terá classificação etária para maiores de 18 anos. De acordo com a produtora Carla Biolchini, atual presidente do Boca de Cena, a temática forte e sexual da peça, onde os personagens buscam seus limites, fez com que o grupo optasse por um público com este limite de idade. "A peça exige uma platéia adulta e que possa compreender a trajetória de amor e loucura dos personagens”, diz Biolchini.

Carla acrescenta ainda que a peça recebeu o Selo de Qualidade do Conselho Municipal de Cultura, através da Lei de Incentivo 1.805, possibilitando desta forma a parceria com as empresas São Miguel e Plamer, responsáveis pelo patrocínio da peça.

"A Lei de Incentivo à Cultura de Resende é de importância fundamental para o fomento das artes no município. Com ela fica mais fácil realizar projetos culturais em conjunto com a iniciativa privada", opina a produtora.

Para a apresentação da peça "Cicatrizes" foi construída no Teatro de Bolso de Resende (Rua Dr. Cunha Ferreira 104, logo abaixo do Museu de Arte Moderna) uma arquibancada com capacidade para 50 espectadores por sessão. Os ingressos têm preço único de R$ 5,00 e podem ser adquiridos no local uma hora antes do início do espetáculo.

Release enviado por Lu Gastão.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home