RA completa 13 anos no AR

sábado, 11 de agosto de 2007

Mulheres trabalhadoras querem 'esposas'

Shira Boss, no New York Times

"A coisa que mais quero na vida é uma esposa. Não estou brincando", disse Joyce Lustbader, pesquisadora da Universidade de Columbia que está casada há 29 anos. "Trabalho o dia todo, algumas vezes sete dias por semana, e ainda tenho que chegar em casa e fazer o jantar e todas aquelas outras coisas de casa".

O turno extra em casa não é única reclamação comum. Mulheres trabalhadoras, casadas ou solteiras, também vêem a falta de apoio marital dedicado como uma dificuldade para subir na carreira, especialmente quando estão competindo contra homens que têm mulheres por trás deles, trabalhando fora ou não. E as pesquisas comprovam seu argumento: parece que o casamento, ao menos o casamento com filhos, promove a carreira de um homem, mas prejudica a da mulher.

Um especialista em estudos da mulher disse que essa "inveja da esposa" é apenas algo que as mulheres "costumam fazer piada"; outro disse que é simplesmente "uma necessidade de um segundo conjunto de mãos, independentemente do sexo". Terapeutas que trabalham com questões de igualdade entre casais, entretanto, dizem que não é brincadeira.

"Ouço isso o tempo todo", disse Robin Stern, psicoterapeuta em Manhattan e autor de "The Gaslight Effect". "É uma verdadeira preocupação. As coisas que costumavam ser rotineiramente resolvidas durante a semana não são mais."

A norma atualmente são famílias com duas fontes de renda, e homens e mulheres trabalhando um número recorde de horas. A questão, portanto, tornou-se como realizar o trabalho que costumava ser da mulher, mesmo com o relaxamento dos padrões antigos de administração do lar e do entretenimento. Muitos homens compartilham com suas esposas as tarefas domésticas e o cuidado das crianças, e alguns o fazem como pais solteiros, mas as mulheres ainda geralmente carregam uma carga maior do cuidado da casa (ou assumem as preocupações de como realizar o que não está sendo feito).

De acordo com dados de uma pesquisa de 2006 do Escritório de Estatísticas do Trabalho, um em cada cinco homens se envolve em algum tipo de trabalho doméstico por dia, enquanto mais da metade das mulheres o fazem.

"O verdadeiro desafio é que as empresas esperam que você tenha o desempenho de uma pessoa que tem tudo pronto em casa", disse Kim Gandy, presidente da Organização Nacional para Mulheres. "Alguns homens estão em melhor posição para lidar com essas exigências corporativas, porque eles têm alguém em casa. A maior parte das mulheres não".

Publicado no UOL Mídia Global

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home