Público aplaude a Mostra de Cinema de Itatiaia

Leandro Souto Maior, do JB Online
A 1ª Mostra de Cinema de Itatiaia começou na noite de sexta-feira, dia 23, no Teatro Municipal Oswaldo Motta. O público encheu o espaço para conferir a exibição, gratuita, do curta "Itatiaia visto por dentro" e do longa "Brasileirinho".
Os diretores do curta - o australiano Christian Spencer e o inglês Gibby Zobel - passaram oito meses dentro do Parque Nacional de Itatiaia e registraram cenas daquelas que só se vê uma vez na vida. Inicialmente o registro das imagens seria apenas para mostrar a aventura para seus amigos e familiares em seus países. Mas foram tantas imagens inacreditáveis, como cobras fazendo amor, que resolveram que valeria a pena transformar a experiência em um filme. "Itatiaia visto por dentro", escolha muito apropriada para abertura do evento, já ganhou prêmios internacionais e vai ser levado para diversos festivais no mundo. Quem quiser conferir, e vale muito a pena, pode procurar no You Tube.
Na seqüência, o emocionante "Brasileirinho" revelou a história do choro em documentário dirigido também por um estrangeiro, o finlandês Mika Kaurismäki. Nomes como Trio Madeira Brasil, Guinga, Elza Soares, Paulo Moura, Marcos Suzano, Yamandu Costa, Silvério Pontes, Zé da Velha, entre diversos outros, garantiram credibilidade e momentos mágicos ao público, que aplaudiu com entusiasmo no final.
Ontem, o Festival exibiu o longa "Carreiras", de Domingos de Oliveira, que veio pessoalmente para o evento com sua esposa, Priscila Rozembaum, que ganhou Melhor Atriz em Gramado por sua atuação neste filme. Abriu a noite de sábado, o curta "Manual para atropelar cachorro", que ganhou 16 prêmios em festivais no Brasil e só pelo título já desperta curiosidade.
Vale muito a pena subir a serra para conferir a Mostra, que vai até a próxima quinta-feira, sempre com entrada gratuita e exibições a partir das 19 horas.
No filme "Brasileirinho", o músico Guinga diz uma frase que se encaixa perfeitamente no espírito do Festival, que está trazendo com muito capricho grandes filmes que não se assiste com facilidade no grande circuito: "As coisas simples são as mais bonitas!"
CINE ITATIAIA
PROGRAMAÇÃO DE HOJE, DOMINGO, DIA 25
GRASSROOTS (2007)
Direção: André Ferezini
Duração: 55 minutos
Retrato intimista de quatro jovens que vivem em Phnom Penh, capital do Camboja, e um resgate do processo histórico do país eu sofreu um genocídio durante o regime do Khmer Vermelho nos anos 1970. (Censura Livre)
CONCEIÇÃO - AUTOR BOM É AUTOR MORTO (2006)
Direção: André Sampaio, Cynthia Sims, Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro.
Elenco: Jards Macalé, Augusto Madeira e Djin Sganzerla.
Duração: 78 minutos
O confronto entre autores e suas idéias realizadas. O eterno Fugitivo é sempre perseguido pelo implacável Caçador, que lidera os demais personagens da história numa revolta contra seus criadores. (Censura 18 anos)
Local: Teatro Oswaldo Motta
Horário: 19h
Entrada Franca
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home