RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Qualquer semelhança...




... pode não ser mera coincidência

Estréia hoje na Globo a minissérie "Queridos Amigos", escrita por Maria Adelaide Amaral. Quando vi a primeira chamada na TV, lembrei imediatamente de "O Reencontro" (The Big Chill), do diretor Lawrence Kasdan, um dos meus filmes preferidos. E a lembrança não veio assim à tôa, já que os argumentos são muito parecidos. Senão, vejamos:

1) Na minissérie global, um grupo de amigos, que não se viam há muito tempo, se reúnem a convite de um deles que, supostamente, está à beira da morte; no filme de Kasdan (realizado em 1983), um grupo de amigos, que não se viam há muito tempo, se reúnem no funeral de um deles.

2) Novamente juntos, os amigos (tanto na minissérie quanto no filme) vão fazer um balanço de suas vidas e tentar acertar as contas com o passado, com muitos beijos, abraços, brigas e discussões (um amigo que traiu o outro, uma amiga que ainda é apaixonada por um amigo que casou com outra, etc, etc).

3) Um dos amigos na minissérie é agora um escritor de sucesso (Benny, interpretado por Guilherme Weber) e um homem arrogante e cínico, que não perde a oportunidade de lembrar os pecados dos outros; no filme, Michael (Jeff Goldblum) escreve uma prestigiada coluna de jazz na revista People e é tão cínico e arrogante quanto o seu colega da minissérie.

4) Em "O Reencontro", Nick (William Hurt) tem um Porsche, o mesmo carro de Léo (Dan Stulbach) em "Queridos Amigos".

5) Tanto o filme quanto a minissérie foram ambientados nos anos oitenta, sendo "O Reencontro" em 1983 e "Queridos Amigos" em 1989. Enquanto no filme alguns amigos guardam traumas da guerra do Vietnam, na minissérie as cicatrizes ficam por conta da ditadura militar no Brasil.

6) Se no filme a trilha sonora é baseada em clássicos do rock dos anos 60 e 70 (Rolling Stones, Creedence, Procol Harum, Three Dog Night, Temptations), na minissérie não vai faltar o melhor da MPB desse mesmo período (Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis, Caetano, etc). Embora os gêneros sejam diferentes, o espírito (as músicas que embalaram uma geração) é o mesmo.

7) No filme, o fim de semana juntos acontece na residência de Harold (Kevin Kline) e Sarah (Glenn Close), que - como o casal mais próspero da turma - vivem numa bonita e confortável casa de campo; na minissérie, todos se reúnem na belíssima casa de Léo (Dan Stulbach), localizada no alto da serra da Cantareira, em São Paulo (na verdade, a casa fica no Rio e é a única residência projetada por Oscar Niemeyer, com jardins de Burle Marx).

8) Em "O Reencontro", Nick (William Hurt), que foi ferido no Vietnam, tem freqüentes pesadelos com a guerra; em "Queridos Amigos", Léo (Dan Stulbach) também sofre com pesadelos recorrentes (e, lembrem-se, ambos têm Porsche, que não é assim um carro muito comum, nem nos Estados Unidos, nem no Brasil).

Isso posto, logo mais vou assistir atentamente o primeiro capítulo de "Queridos Amigos" para confirmar - ou não - a veracidade de tudo o que eu disse aí em cima. Se estiver errado, pedirei desculpas a todos. Se não, vou procurar novas coincidências para adicionar à minha lista.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home