RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cesar Maia se defende

Sobre a questão da dengue no Rio de Janeiro:

1. Ontem, jornais falavam de pacientes cariocas que estariam indo para outras cidades. Mas, 40% dos atendimentos dos hospitais da prefeitura do Rio são de pessoas de outros municípios.

2. Uma juíza diz que postos de saúde têm que funcionar 24 horas durante a crise. Mas se as matérias todas dizem que faltam profissionais de saúde e as autoridades falam em contratar em outros estados e, até, em outros países, os postos vão funcionar com quem?

3. Supondo que os Postos de Saúde operem funcionando 40 horas por semana, para funcionarem 24 horas por dia, 7 dias por semana, teriam que trabalhar 168 horas. Ou seja, teriam que mais que quadruplicar o número de médicos.

4. Por que a pressão sobre a questão básica de falta de leitos não se dirige aos hospitais federais fechados, como a emergência e andar do Hospital do Fundão, os 4 andares do H. Servidores do Estado? Por que a flexibilidade que tem o Hospital Federal da Lagoa (consultórios no subsolo...) nunca é citada? E os anexos do Hospital Federal do Andaraí?

5. Por que a secretaria estadual de saúde não informa diariamente os números gerais e especialmente os do interior por município, já que a da capital informa diariamente o total e por bairro? Afinal, o índice de Angra é quatro vezes maior que o do Rio, o de Campos o dobro e o de Nova Iguaçu se aproxima do Rio a cada dia.

A respeito deste último item, o alcaide carioca lembra promessa feita por Lula em comício no dia 20 de janeiro de 2006 na cidade de Nova Iguaçu:

Lula anuncia investimentos na saúde da Baixada Fluminense

O presidente Lula assinou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, convênio liberando R$ 56 milhões do Governo federal para investimentos na área de saúde da Baixada Fluminense. O anúncio foi feito na obra do Hospital de Queimados, paralisada há 13 anos.

Lula, além de retomar a obra da unidade com R$ 40 milhões, adiantou a reforma e ampliação de 16 postos de saúde 24 horas em 11 municípios da Baixada.

Mais de 5 mil pessoas enfrentaram o calor e acompanharam o discurso do presidente Lula. "Se tem um lugar deste país que precisa de uma atenção especial do Governo federal, é a Baixada Fluminense", declarou o presidente.

Do ex-Blog do Cesar Maia, via e-mail.

Pitaco do RA: A Cesar o que é de Cesar!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home