RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Herói sapatista foi espancado na prisão


Palestino em Gaza pede a libertação de Zaidi (Foto AP)

Da BBC Brasil

O jornalista iraquiano Muntadar al-Zaidi, que atirou os sapatos no presidente americano George W. Bush no domingo, foi espancado na prisão, disse o irmão do repórter à BBC. Segundo ele, al-Zaidi teve um braço e uma costela quebrados por conta do espancamento e teria sofrido sangramento interno, além de um ferimento no olho.

A BBC tentou entrar em contato com o Conselheiro de Segurança Nacional iraquiano, Mowaffaq al-Rubaie, mas ele não estava disponível para comentar as alegações feitas por Dargham, irmão do jornalista. Dargham disse acreditar que al-Zaidi tenha sido levado a um hospital militar americano em Bagdá. Ele disse ainda que vários advogados se ofereceram para ajudar o irmão, mas que nenhum deles teve acesso a al-Zaidi desde que ele foi detido.

Desde o incidente, diversos protestos foram realizados no Iraque em apoio ao jornalista e pedindo sua libertação. Autoridades iraquianas afirmaram que Muntadar al-Zaidi será processado de acordo com a lei iraquiana, mas ainda não estão claras as acusações que ele deverá sofrer.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home