RA completa 13 anos no AR

sábado, 8 de maio de 2010

40 anos hoje


Último disco dos Beatles, lançado em 1970

Muitos consideram este o pior disco dos Beatles. Muitos acham que o disco não é bom porque o clima entre os quatro, durante as gravações, era péssimo. Muitos dizem que, na verdade, este nem é o último disco dos Beatles, pois foi gravado antes de Abbey Road.

Tudo bobagem, tudo invenção. Em primeiro lugar, como pode ser ruim um disco que tem quatro dos grandes sucessos da banda (Get back, The long and winding road, Across the Universe e a própria Let it be)?

Segundo: quem assistiu o filme Get Back (feito durante as gravações de Let it be) sabe que o clima no estúdio era ótimo, com muitas brincadeiras entre Paul, John, George e Ringo (basta lembrar de Paul e John cantando Besame Mucho, de John e Yoko dançando enquanto os outros três gravavam I me mine e de Paul conversando com John sobre o futuro da banda). Tudo numa boa.

Terceiro: Let it be não foi gravado antes de Abbey Road e nem o contrário. As músicas dos dois discos foram gravadas no mesmo ano (1969), no mesmo estúdio, tudo meio misturado. Tanto que algumas cenas do filme mostram os Beatles tocando, por exemplo, Oh! Darling e Octopus' garden, duas músicas de Abbey Road.

A diferença entre os dois trabalhos é que Let it be foi planejado para ser um disco "ao vivo", com os quatro tocando juntos no estúdio (e no terraço do prédio da gravadora), enquanto que Abbey Road foi gravado do modo tradicional, com instrumentos separados, mixagens, superposição de vozes e guitarras, etc.

Está certo que Abbey Road é uma obra-prima, um disco perfeito, do início ao fim (The end). Mas Let it be é o último registro dos Beatles tocando juntos, como no início da carreira. O que é mais importante? Eu fico com os dois (e com todos os outros).

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home