E por falar nas delícias de Minas...
Jornalista revela o segredo do pão de queijo
Da Folha Online
A palavra quitanda, de origem africana, significa um tabuleiro onde são expostos diversos alimentos. Na cozinha mineira, o termo se refere a tudo que é servido com café: bolos, pães, doces, geleias, sequilhos, compotas, entre outras delícias.
De acordo com a jornalista Rosaly Senra, nascida e criada na cidade histórica de Congonhas e autora do livro "Quitandas de Minas", o segredo da comida mineira mora em coisas bem simples. "O carinho com que os pratos são feitos, a escolha dos ingredientes e o tempo de preparo são fatores determinantes", afirma.
Segundo Rosaly, na culinária da região, tudo é muito demorado. "Minha mãe ainda fica a semana inteira fazendo o seu famoso doce de figo", conta.
E qual será o mistério que envolve a mais famosa iguaria mineira? A autora entrega:
"O segredo do pão de queijo é o tipo de queijo utilizado. Para ficar gostoso, tem que ser o canastra", diz. Produzido artesanalmente, é um tipo de queijo minas que ganha um sabor único e encorpado devido a altitude, os pastos e as águas da serra da Canastra. Outro ingrediente importante é o polvilho, que tem que ser de boa qualidade.
Ainda assim, Rosaly afirma que o quitute gera controvérsias. "Cada pessoa tem uma receita diferente, umas mais elaboradas, outras mais práticas, algumas ainda em segredo".
Serviço do RA: O livro "Quitutes de Minas" tem 188 páginas, 10 receitas de pão de queijo e custa R$ 75,90. Para comprar, entre aqui.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home