RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A conquista do Brasil

Da Coluna do Ancelmo, no Globo Online

O pessoal da aviação não tem dúvida. A endinheirada família chilena Cueto, que controla a Lan Chile, marcou um golaço ao botar um pé, na fusão com a TAM, no pujante mercado brasileiro, sonho de consumo de todas as voadoras estrangeiras.

A conquista do Brasil começou em 2007, quando a Lan Chile emprestou US$ 17,1 milhões à Varig, de olho no controle da enferma. Não deu certo. Os chilenos voltaram a atacar o mercado doméstico pelas beiradas, através da ABSA — Aerolinhas Brasileiras, que atua no setor de carga.

A Lan Chile foi privatizada por Pinochet em 1989 e comprada por um consórcio liderado por Sebastián Piñera, atual presidente direitista do Chile, cujo irmão, José Piñera, foi um importante ministro da ditadura. Em março, como prometera na campanha, Piñera vendeu suas ações para antigos parceiros no negócio: a família Cueto.


Pitaco do RA: Hoje, o El Mercurio - principal jornal chileno - publicou duas matérias sobre a fusão Lan-Tam. A primeira é baseada na certeza de Dilma Rousseff ("candidata oficial, favorita nas pesquisas") de que o negócio é bom para o Brasil.


A segunda matéria do El Mercúrio é uma entrevista com Jürgen Paulmann, dono da Sky Airlines, companhia aérea que atua no mercado doméstico chileno. Ao contrário de Dilma, Paulmann garante que o negócio foi "una mui buena jugada" da família Cueto, proprietária da Lan Chile.


Para Jürgen Paulmann, a fusão Lan-Tam não terá influência nenhuma no mercado doméstico chileno, mas causará muito impacto nos mercados internacional e brasileiro.

Quem voar, verá.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home