RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 21 de julho de 2005

Delícias suburbanas

Dando um rolé pelo excelente Filthy McNasty (link nos Favoritos do RA), encontrei uma referência ao Suburbia Tales, blog feito por legítimos - e orgulhosos - suburbanos cariocas. No perfil de cada um, além do nome, data de nascimento e o bairro onde mora, o visitante também pode conhecer as mais perfeitas (e hilárias) definições de subúrbio. Ei-las:

"Cadeiras de praia que só servem pra botar na calçada em frente ao portão de casa pra fazer fofoca com a vizinha do lado." Da Cris, de Vila da Penha.

"Banho de mangueira." Da Rachel, de Bonsucesso.

"Pronúncia errada do nome do próprio bairro, casa do vô e da vó, carros rebaixados com pneus e aparelhagens de som que custam mais que o próprio carro, ir e voltar da praia de ônibus, fazendo algazarra." De Hazel, do Méier (pronuncia-se méia).

"Era Niterói mesmo. Não era São Gonçalo nem Alcântara. Mas bem que esse pessoal de São Gonçalo e Alcântara tem mania de dizer que mora em Niterói. assim como Niteroiense, pra quem é de fora, diz que mora no Rio. Subúrbio é conhecer todo mundo onde você mora, e todo mundo saber da vida de todo mundo, e saber mais coisas sobre você do que você mesmo (sabia que eu fui pro exterior pra ter meu filho em paz? pois é, eu não sabia)." Da Lia, de Niterói.

"É porta aberta, as criança tudo correndo, sair pegando doce no dia de São Cosme e São Damião e fazer promessa pra subir a igreja da Penha de joelhos pela graça alcançada." Da Lila, do Méia, de Riachuelo, de Irajá, da Vila Isabel, ou seja, suburbana itinerante.

"Andar de chinelo pelas ruas. Mas não de Kenner ou de Havaianas Fashion. O lance era havaiana das antigas, e sandália Samoa." Da Carla, da Vila da Penha.

"Fazer festa de primo com tema de futebol, no quintal onde mora toda a família, colocar toldo-pára-quedas se chover e lavar o quintal no dia seguinte." Da Cinha, de Inhaúma (mas nascida no Leblon).

"Ensaios exaustivos de quadrilha de São João para representar bonito seu bairro em festas juninas pela cidade, pegar doce de Cosme e Damião e assistir às Copas do Mundo com os vizinho tudo no meio da rua." De Robs, de Vaz Lobo.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home