Parlamento Europeu analisa os blogs
Do jornal Le Monde
Estará a mídia tradicional ameaçada pelas páginas pessoais, os blogs, que crescem a uma velocidade vertiginosa?
O Parlamento europeu convidou jornalistas a debater esta questão na ocasião do lançamento de seu novo site (www.europarl.eu.int). Guido Baumhauer, redator chefe da rádio Deutsche Welle, recordou que existem 31 milhões de blogs na internet e que são criados 80 mil por dia.
Vários autores os lançam com o objetivo de completar ou de contradizer as informações da imprensa tradicional, seja ela escrita, audiovisual ou até mesmo eletrônica. Adrian White, secretário-geral da Federação Internacional de jornalistas estimou que "os sites dos órgãos de imprensa tradicionais, como a BBC ou a CNN serão sempre solicitados, porque as pessoas desejam ter uma informação confiável", o que não é o caso dos blogs, que não indicam, por exemplo, a origem de suas informações.
O problema se tornou delicado porque numerosos jornalistas se tornaram blogueiros. Eles costumam editar informações que não aparecem em seus próprios órgãos de imprensa. O parlamento europeu solicitou a instauração de um direito de resposta em relação à mídia eletrônica, principalmente em relação a possíveis informações difamatórias e intrusões na vida privada.
Publicado no Blog do Cesar Maia (link nos Favoritos do RA).
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home