RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Parlamento Europeu analisa os blogs

Do jornal Le Monde

Estará a mídia tradicional ameaçada pelas páginas pessoais, os blogs, que crescem a uma velocidade vertiginosa?

O Parlamento europeu convidou jornalistas a debater esta questão na ocasião do lançamento de seu novo site (www.europarl.eu.int). Guido Baumhauer, redator chefe da rádio Deutsche Welle, recordou que existem 31 milhões de blogs na internet e que são criados 80 mil por dia.

Vários autores os lançam com o objetivo de completar ou de contradizer as informações da imprensa tradicional, seja ela escrita, audiovisual ou até mesmo eletrônica. Adrian White, secretário-geral da Federação Internacional de jornalistas estimou que "os sites dos órgãos de imprensa tradicionais, como a BBC ou a CNN serão sempre solicitados, porque as pessoas desejam ter uma informação confiável", o que não é o caso dos blogs, que não indicam, por exemplo, a origem de suas informações.

O problema se tornou delicado porque numerosos jornalistas se tornaram blogueiros. Eles costumam editar informações que não aparecem em seus próprios órgãos de imprensa. O parlamento europeu solicitou a instauração de um direito de resposta em relação à mídia eletrônica, principalmente em relação a possíveis informações difamatórias e intrusões na vida privada.

Publicado no Blog do Cesar Maia (link nos Favoritos do RA).

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home