RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Banco 'online' ganha popularidade

Publicado no Canal Executivo

A mais recente pesquisa da Global Market Insite, Inc (GMI) envolveu 17,5 mil consumidores em 18 países e constatou que a maioria dos europeus utiliza sistemas de banco online, com destaque para Holanda, Alemanha e Dinamarca. O Brasil ocupa a sétima colocação, com 41% de usuários. Os Estados Unidos e o Japão se posicionam no 10º e 11º lugares, respectivamente, com 38% e 30%.

O serviço bancário online vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado, sobretudo com o aumento dessa oferta no exterior – como o ING Direct (banco virtual vinculado ao grupo ING, reconhecido na Europa e nos Estados Unidos) e o Emigrant Direct (divisão do Emigrant Savings Bank, famoso banco virtual americano). Comparando com as instituições bancárias tradicionais, estes serviços virtuais oferecem rendimento muito superior nas contas de poupança; uma diferença de 3,5%.

Entretanto, a falta de confiança na segurança nesse sistema pode ser uma das razões pela qual o serviço ainda não decolou firmemente em países como os Estados Unidos. Explica-se: quase dois milhões de norte-americanos tiveram suas contas invadidas por hackers em 2004, de acordo com um recente estudo da Gartner (empresa americana de análises).

Os países posicionados no topo do ranking da pesquisa, Alemanha e Holanda, possuem medidas de segurança fortalecidas com políticas de identificação "two-factor" (mais de uma senha para se conectar à conta), o que gera mais conforto e segurança aos usuários. Nesses países, alguns bancos já estão pedindo um terceiro número de identificação aos seus clientes.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home