RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Maradona diz que Bush é assassino

Trecho de matéria da France-Presse, publicada no UOL Notícias

O ex-jogador Diego Maradona entrevistou nesta quinta-feira o presidente de Cuba, Fidel Castro, em Havana, para seu programa de TV, o "La Noche del 10". Durante o programa, o ídolo argentino criticou duramente o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o chamou de "assassino". Ele contestou a presença do líder norte-americano na Cúpula das Américas, em Mar del Plata, na próxima semana, e disse ainda que vai liderar os protestos contra ele na Argentina.

"Na Argentina tem gente que é contrária à presença de Bush, e eu sou o primeiro. Ele nos fez muito mal. No meu humilde modo de pensar, acredito que é um assassino", disse Maradona no programa Mesa Redonda.

Sobre sua vontade de liderar as manifestações anti-Bush em Mar del Plata, Maradona disse que os cidadãos argentinos não podem tolerar sua presença. "Pisa em nós, e ainda temos que aturá-lo. Vamos concordar com isto? Eu e muitos argentinos não".

O líder cubano Fidel Castro elogiou a atitude de Maradona e disse que "quem preside o império é 'persona non grata' na Argentina" e não pode pretender "ser recebido com aplausos ou canções de amor", ainda que "este hospitaleiro país não vá se rebaixar usando a violência".

Protestos contra a presença de Bush estão marcados em pelo menos mil cidades da Argentina na próxima semana.

Pitaco do RA: Eu que nunca fui lá muito fã do jogador Maradona (por sua arrogância tipicamente argentina de se achar o melhor do mundo, mesmo que seja), tenho sido obrigado a rever meus pré-conceitos em relação ao cidadão Diego. Em seu programa de televisão "La Noche del 10" - que, justiça seja feita, é muito bom - Maradona passa a imagem de um sujeito cordial, alegre, simpático, bem informado e inteligente, entrevistando personalidades internacionais das mais diversas áreas.

Do Brasil, ele já recebeu Pelé (no programa de estréia, com todas as honras devidas ao Rei na 'Noite de Deus') e Xuxa, de quem é um fã 'apasionado'. Alguma vez já convidaram o Maradona para um programa de televisão brasileiro? Jô Soares, Marília Gabriela ou, mesmo, Hebe Camargo? Nenhum registro nos arquivos do RA.

Pois bem. Enquanto a visita do infame Bush deve acontecer sem maiores problemas no pacato Brasil, na Argentina o bicho vai pegar! E iria de qualquer maneira, mesmo sem as declarações do Maradona ao Fidel. Isso porque lá, o bicho sempre pega, seja por causa dos políticos, da inflação, dos ingleses nas Malvinas, do desemprego ou de qualquer coisa que incomode os nossos esquentados vizinhos. A pasmaceira é o preço que pagamos por viver em um país tropical, abençoado por Deus.

Retomando o fio da meada, Maradona é, a partir de agora, 'una persona gratíssima' no RA. Não por ter sido um gênio do futebol (como de fato foi), mas por ter a coragem de dizer coisas - em rede internacional, já que seu programa é assistido em diversos países - que nenhuma personalidade brasileira (do esporte, da música, da literatura ou da política) jamais ousou esboçar diante de um microfone. Grande Maradona!

Share

2 Comments:

At 28/10/05 17:03, Anonymous Anônimo said...

Oi, Otacílio.
Taí, também não sou muito fã do Maradona (acho-o mais convencido do que mesmo um craque de futebol); entretanto teve muita coragem de peitar (ops, que palavrão) o Bush (arbusto, em inglês.)Por causa disso manterei um crédito ao Diego.
Abraços.

 
At 31/10/05 10:24, Anonymous Anônimo said...

Exmo. Comendador Acácio: Dom Diego, o Grande, disse que vai liderar os protestos contra Mr. Moita na Argentina. E aqui, quem vai desempenhar esse papel? Pelé??? Esta é, a meu ver, a grande diferença entre os dois gênios do futebol de todos os tempos: consciência política. Grande abraço a todos.

 

Postar um comentário

<< Home