Como conseguiram pegar o Maluf
Release da Livraria Saraiva
Já está à venda, nas melhores livrarias, "O Dinheiro Sujo da Corrupção - Por que a Suiça Entregou Maluf", livro de Rui Martins, que conta como o político, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Salim Maluf foi preso pela Polícia Federal, acusado de usar seu poder para impedir as investigações sobre a fantástica quantia de dinheiro que teria desviado dos cofres públicos e colocado em contas secretas no exterior, principalmente na Suíça.
O livro esclarece como funcionam estas contas na Suíça, nos paraísos fiscais e nos bancos que ajudam a lavar o dinheiro da corrupção, do tráfico de drogas e do terrorismo. Foi o combate a estas atividades criminosas que permitiu às autoridades suíças informarem às brasileiras que membros da família Maluf tinham, sim, contas secretas, transferidas posteriormente para a ilha de Jersey, um paraíso fiscal.
Autoritário, egocêntrico, personalista, Maluf só foi eleito de fato uma vez - para prefeito de São Paulo, graças aos truques do publicitário Duda Mendonça - e até recentemente era o fortíssimo líder de um grupo político que representava a tendência que assumiu seu próprio nome, o malufismo.
Foram as facilidades de cruzamento de dados, possibilitado pela evolução da informática, as pressões governamentais junto aos bancos e o fato de, no Brasil, alguns políticos se considerarem, enquanto no poder, donos da coisa pública, sem cuidado com seus atos ilícitos, que levaram à desgraça de Paulo Maluf.
O lançamento é da Geração Editorial (preço sugerido: R$ 28,00).
2 Comments:
Oi, Otacilio.
Saudações cordiais (antigamente era assim que começavam as missivas).
Estou "postando" só para dizer uma coisa que venho observando há mais ou menos 50 (cinqüenta mesmo) anos: a corrupção, o favoritismo e o corporativismo (cada nome, hein?), "passa boi, passa boiada", continuam a mesma coisa. O Brasil é eterno. A prova disso é que Maluf e Cia. continuam soltos.
Um abraço pra todos vocês (enquanto não cobram imposto de renda sobre isso)(Você viu o super recorde (ou "super record?)
Acácio.
Grande Guardião Acácio! Nós aqui do RA, achamos que Deus (em Sua infinita sabedoria) colocou a mais execrável raça de políticos no Brasil para compensar a imensa beleza natural do país e a alegria quase inabalável de seu povo. Como sempre diz o insuperável filósofo paulistano José Simão, nóis sofre mas nóis goza! Abraços a todos.
Postar um comentário
<< Home