RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Como conseguiram pegar o Maluf

Release da Livraria Saraiva

Já está à venda, nas melhores livrarias, "O Dinheiro Sujo da Corrupção - Por que a Suiça Entregou Maluf", livro de Rui Martins, que conta como o político, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Salim Maluf foi preso pela Polícia Federal, acusado de usar seu poder para impedir as investigações sobre a fantástica quantia de dinheiro que teria desviado dos cofres públicos e colocado em contas secretas no exterior, principalmente na Suíça.

O livro esclarece como funcionam estas contas na Suíça, nos paraísos fiscais e nos bancos que ajudam a lavar o dinheiro da corrupção, do tráfico de drogas e do terrorismo. Foi o combate a estas atividades criminosas que permitiu às autoridades suíças informarem às brasileiras que membros da família Maluf tinham, sim, contas secretas, transferidas posteriormente para a ilha de Jersey, um paraíso fiscal.

Autoritário, egocêntrico, personalista, Maluf só foi eleito de fato uma vez - para prefeito de São Paulo, graças aos truques do publicitário Duda Mendonça - e até recentemente era o fortíssimo líder de um grupo político que representava a tendência que assumiu seu próprio nome, o malufismo.

Foram as facilidades de cruzamento de dados, possibilitado pela evolução da informática, as pressões governamentais junto aos bancos e o fato de, no Brasil, alguns políticos se considerarem, enquanto no poder, donos da coisa pública, sem cuidado com seus atos ilícitos, que levaram à desgraça de Paulo Maluf.

O lançamento é da Geração Editorial (preço sugerido: R$ 28,00).

Share

2 Comments:

At 26/10/05 22:53, Anonymous Anônimo said...

Oi, Otacilio.
Saudações cordiais (antigamente era assim que começavam as missivas).
Estou "postando" só para dizer uma coisa que venho observando há mais ou menos 50 (cinqüenta mesmo) anos: a corrupção, o favoritismo e o corporativismo (cada nome, hein?), "passa boi, passa boiada", continuam a mesma coisa. O Brasil é eterno. A prova disso é que Maluf e Cia. continuam soltos.
Um abraço pra todos vocês (enquanto não cobram imposto de renda sobre isso)(Você viu o super recorde (ou "super record?)
Acácio.

 
At 31/10/05 10:10, Anonymous Anônimo said...

Grande Guardião Acácio! Nós aqui do RA, achamos que Deus (em Sua infinita sabedoria) colocou a mais execrável raça de políticos no Brasil para compensar a imensa beleza natural do país e a alegria quase inabalável de seu povo. Como sempre diz o insuperável filósofo paulistano José Simão, nóis sofre mas nóis goza! Abraços a todos.

 

Postar um comentário

<< Home