RA completa 13 anos no AR

sábado, 18 de março de 2006

Dados do Orkut estão em risco

MP pede quebra do sigilo e investigará comunidades

Do JB Online

O Ministério Público Federal pediu a quebra do sigilo telemático (na internet) de usuários do Orkut suspeitos de utilizar o serviço de redes sociais para a prática de crimes. O pedido enviado à Justiça na quinta e na sexta-feira deve ser julgado na semana que vem.

Os dados confidenciais estão hospedados nos servidores do Google, dono do serviço. Eles podem incluir dados pessoais, requisitados para abrir uma conta no Orkut.

De acordo com o MP, o número de denúncias de crimes praticados no Orkut é crescente. A ONG SaferNet produziu um relatório com documentos que indicam suspeitos e cadeias criminosas que se formam nas comunidades do serviço.

Os crimes com maior recorrência apontados no relatório foram pornografia infantil, racismo, neonazismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, xenofobia, venda ilegal de medicamentos e venda de receitas médicas em branco, principalmente para casos de bulimia e anorexia.

O representante do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, prestou esclarecimentos ao MP na há uma semana e se comprometeu a reportar o ocorrido à matriz americana para que providências sejam tomadas.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home