Ode aos Ratos e Outros Sonhos
Matéria de Mauro Ferreira, publicada hoje em O Dia Online
Está pronto o aguardado CD de Chico Buarque, o primeiro de inéditas desde As Cidades (1998). Pela ordem, as 12 faixas são:
Subúrbio - choro do compositor sobre os bairros cariocas da Leopoldina;
Outros Sonhos - tema em que toca o sanfoneiro Dominguinhos;
Ode aos Ratos - parceria com Edu Lobo, feita para o musical Cambaio e já gravada por Chico no CD com a trilha da peça;
Dura na Queda - samba feito em homenagem a Elza Soares para a peça Crioula;
Por que Era Ela, Por que Era Eu - tema do filme A Máquina, que o compositor já gravara para a compilação Chico no Cinema;
As Atrizes - música inspirada nas divas do cinema;
Ela Faz Cinema - outra faixa motivada pela Sétima Arte;
Bolero Blues - inédita composta em parceria com o baixista Jorge Helder;
Renata Maria - primeira parceria com Ivan Lins, já gravada por Chico em dueto com Leila Pinheiro;
Leve - parceria com Carlinhos Vergueiro, já gravada por Carol Saboya;
Sempre - canção-tema do novo e ainda inédito filme de Cacá Diegues, O Maior Amor do Mundo;
Imagina - valsa de Tom Jobim, letrada por Chico em 1983 para a trilha do filme Para Viver um Grande Amor. Em Imagina, o cantor faz dueto com Mônica Salmaso.
A ausência sentida no repertório (nem todo inédito, afinal) é Embebedado, a obra-prima composta por Chico com José Miguel Wisnik, em sua primeira parceria com o compositor paulista. A única gravação (excelente, por sinal) é a feita por Gal Costa em seu recente disco Hoje. Outra surpresa é o fato de Chico ter incluído Ode aos Ratos, uma das poucas músicas de Cambaio que ele já gravara no disco com a trilha do musical (outras, igualmente ótimas, permanecem inéditas em sua voz).
A concepção da capa e do encarte de Carioca é da dupla de designers Raul Loureiro e Cláudia Warrak. Na capa, mapas do Rio são projetados sobre o rosto e o corpo de Chico. O CD chegará às lojas entre a última semana de abril e a primeira de maio, via Biscoito Fino. Sairá em versão simples e em dualdisc, que inclui DVD com documentário sobre o processo de composição e gravação do repertório de Carioca.
2 Comments:
Puxa, Otacílio.
De que você é um grande "expert" em fotografia, ninguém duvida, mas tenho-o vigiado e cheguei à conclusão de que é, também um bom redator e jornalista (que novidade! Você é formado nisso, né?), bem informado e bom informante. Essa reportagem do grande Chico ("como era grande"...) está provando isso que eu disse. Parabéns e continúi.
Obs.: Direto do QG do seu "fã clube" em Monte Carmelo (MG).
Abração para todos.
Nem tanto, nem tanto. Na verdade, o crédito desta boa matéria (acredito que seja um 'furo', já que não vi em nenhum outro lugar) é do grande Mauro Ferreira, crítico musical que fez carreira no Globo e atualmente está no Dia.
Grande abraço a todos.
Postar um comentário
<< Home