RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Casa de Custódia em Resende

Do vereador Fernando Menandro

A Prefeitura tem feito diversas reuniões, até mesmo uma audiência pública foi realizada há poucos dias, para discutir a construção de uma “Casa de Custódia” em Resende. A concepção da Casa de Custódia é de uma prisão que abriga presos que esperam julgamento ou estejam à disposição da justiça.

Há alguns meses atrás, tive a oportunidade de conhecer a Casa de Custódia de Volta Redonda. Talvez por nunca ter visitado uma prisão, o que vi foi exatamente o que sempre imaginei: centenas de homens confinados em celas, com muitos corredores e grades por todos os lados.

No momento que explodem rebeliões nos grandes presídios das capitais brasileiras, é comum a imprensa noticiar que os chefes ou líderes de determinadas facções criminosas foram transferidos para prisões no interior dos Estados. Eu pergunto: e aí, como ficamos? Que garantia teremos de que Resende não será uma opção do Governo do Estado do Rio para essas transferências?

Os fatos que estão ocorrendo na capital e interior de São Paulo assustam e comovem o País, e, pior, nos causam a sensação de impotência das autoridades policiais frente ao crime organizado. Também é fato, comprovado, que todo o planejamento dessas ações criminosas é elaborado dentro das prisões.

Em Resende, já temos até um local pré-determinado para a construção da prisão, próximo ao Bairro Surubi. Lá, a Prefeitura já disponibilizou o terreno para que o Estado possa iniciar as obras.

Esse assunto tem de ser exaustivamente debatido, e a sociedade resendense precisa conhecer e opinar.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home