RA completa 13 anos no AR

domingo, 28 de maio de 2006

O triste fim da histórica Fazenda Monte Alegre

Enviado por JEO Bruno (via e-mail)

A título de curiosidade e perplexidade, repasso fotos tiradas, no final do mês de abril, pelos repórteres do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, quando foram até a Fazenda Monte Alegre - localizada na Vargem Grande, em Resende - buscar ilustrações para as matérias que estão sendo publicadas diariamente nesse tradicional órgão de imprensa ribeirãopretano.

Foi da Fazenda Monte Alegre que saíram, em 1876, as preciosas mudas do Café Bourbon rumo ao oeste paulista - através da Caravana Pereira Barreto -, que acabariam se tornando um elemento primordial do grande desenvolvimento do Estado de São Paulo no século 20.

Reproduzo abaixo algumas observações dos jornalistas que visitaram a fazenda (ou o que restou dela):

"A fazenda está absolutamente deteriorada, depredada, literalmente arrasada. A dona Aldemia havia me dito que eles retiraram os móveis. Pois ladrões retiraram todos os batentes de portas e janelas - ficaram as paredes de tijolos expostos. Aliás, já caiu uma parede."

"O mato tem quase um metro de altura, a área está invadida por caramujos gigantes africanos e uma grande colméia de abelhas é uma ameaça..."

"O gado nelore do Sr. Eduardo, que arrendou 70 alqueires, pasta dentro da casa, deixando montes de estrume para tudo que é lado! Dá para perceber que usuários de drogas têm ido lá. A Celina, quando viu as fotos, na manhã de quinta-feira, quase chorou."

Pitaco do RA: Vendo as fotos da histórica Monte Alegre, fico imaginando esta bela fazenda restaurada, tombada pelo Patrimônio Histórico e aberta à visitação pública, como são inúmeras fazendas da região do Vale do Café, que abrange os municípios de Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores e Conservatória, só para ficar aqui no Estado do Rio de Janeiro. O interessante é que Resende - onde começou toda a história do café na região - não faz parte do roteiro turístico oficial, exatamente por não termos muito o que mostrar aos visitantes (a única exceção talvez seja a sede da Fazenda do Castelo, localizada na entrada da cidade). Taí uma boa causa para os nossos políticos ansiosos pela reeleição: encampar a nobre luta pelo tombamento e restauração da Fazenda Monte Alegre. Olha que isso pode render muitos votos dos que se preocupam com a preservação do rico passado histórico de Resende. Alguém se habilita?

Share

1 Comments:

At 31/5/06 20:15, Anonymous Anônimo said...

Não há de quê, José Eduardo. Se esse post ajudar de alguma forma a recuperação da Fazenda Monte Alegre, considerarei cumprida - e com louvor - a missão do nosso RA. Grande Abraço.

 

Postar um comentário

<< Home