RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Sonoridade rock

Depois de seis anos sem lançar um disco de músicas inéditas (o último foi "Coisas do Norte", de 2000), Caetano Veloso está novamente nas boas lojas do ramo, reais e virtuais. O novo trabalho, a começar pelo nome ("cê", de você) prima pelo minimalismo: são 12 músicas curtas (em média, 3 minutos cada), quase todas com nomes pequenos (Homem, O herói, Odeio, Outro, Rocks, Um sonho) e apenas três jovens músicos tocando em todas as faixas (o guitarrista Pedro Sá, o tecladista Ricardo Dias Gomes e o baterista Marcelo Callado).

Com a produção de Pedro Sá e de Moreno (o filho mais velho de Caetano), Cê tem uma sonoridade rock (pedacinhos das músicas - que já estão à venda - podem ser ouvidas no UOL MegaStore), com pitadas de Raul Seixas (na faixa "Odeio"), de Rita Lee (em "Homem") e uma referência musical a "Walk on the wild side", de Lou Reed (na introdução do baixo em "Não me arrependo").

Tem também um rap ("O herói")- se bem que em entrevista ao UOL Música, Caetano considere essa faixa mais uma "coisa falada sobre um ritmo" do que propriamente um rap - e uma balada/blues ("Por quê?") cantada em português de Portugal, homenagem à "terrinha" recorrente em sua obra. Aliás, extensa obra, já que este é o disco de número 40. Sobre ele, Caetano diz que que nunca gostou tanto de ouvir sua voz gravada como nesse CD.

- O som ficou sensacional, resultado de horas e horas de cuidadosa mixagem feita pelo Pedro e pelo Moreno. E olha que não foi utilizado praticamente nenhum truque de estúdio, como superposições de gravações. O CD foi feito quase que ao vivo, gravado em fita, com os três músicos tocando juntos.

O minimalismo se estende também à capa, assinada pelo próprio Caetano. Sobre um fundo roxo - "porque a palavra 'roxo' aparece várias vezes nas letras" -, o nome "cê" escrito em vermelho no canto inferior direito. Sobre a razão do nome, Caetano diz que é porque, cantando, ele utiliza muitas vezes a contração de "você".

Tudo muito simples, muito direto, muito econômico, muito rock. Falar nisso, a idéia inicial de Caetano era gravar um disco de rock com heterônimo, o que já foi feito por David Bowie (que criou, em 1989, a banda Tin Machine) e por George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison, que fizeram sucesso com os Traveling Wilburys em 1988.

- Originalmente, o projeto era lançar um disco com um nome inventado e com a minha voz modificada, para não ser reconhecido. Agora, no entanto, ouvindo o Cê, acho que as músicas casam-se perfeitamente com a nova proposta. Ficou legal.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home