RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

2007 começa hoje

Editorial do RA

Embora comemoremos o Ano Novo tradicionalmente no dia 1º de janeiro, no Brasil o ano só começa mesmo depois do carnaval. Antes disso, ou seja, janeiro inteiro e parte de fevereiro, todos só pensam nos feriados de Momo, em como melhor aproveitar quatro dias de ócio sob o brilho intenso do sol de verão. Por isso, nada de importante costuma acontecer no país do samba e do futebol durante o período pré-carnavalesco.

Em Brasília, os congressistas fingem que trabalham (aliás, como fazem o ano todo) e os demais brasileiros fingem que acreditam que isso um dia vai mudar. O presidente - a bordo do fantástico Aerolula - começa mais uma temporada de viagens pelo mundo sabendo que, na volta, irá curtir o carnaval em alguma bela praia deserta (este ano foi no Guarujá, em área restrita aos militares), descansando a pele para as próximas viagens.

O novo ministério? Nem sinal. A bem da verdade, taí uma coisa que não faz mesmo muita falta, pelo menos não neste governo de ministros anônimos. Com exceção do Gilberto Gil, que já era estrela muito antes do PT, ninguém sabe dizer os nomes dos titulares das pastas da Saúde, do Planejamento, do Trabalho ou dos Transportes (sem falar em quase todos os outros). E como os novos já chegam com a missão de atender os pleitos de quem os indicou - obra tal para estado tal -, não faz mesmo muita diferença caras, nomes ou ideologias.

O Brasil, muitos hão de concordar, vem funcionando no piloto automático há quatro anos e parece ter se acostumado com a falta de comando. Desde que o Aerolula não apareça de repente, voando em sentido contrário e na mesma altitude, teremos mais quatro anos de calmaria e de mediocridade. Feliz Ano Novo!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home