RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Lula acha irresponsável a greve dos controladores

Da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou nesta segunda-feira grave e irresponsável a paralisação dos controladores de tráfego aéreo, ocorrida na noite da última sexta-feira (30) e que, por aproximadamente cinco horas, praticamente parou o espaço aéreo brasileiro.

"Eu acho muito grave o que aconteceu. Acho grave e acho irresponsabilidade pessoas que têm funções que são consideradas essenciais e funções delicadas paralisarem as atividades, porque estão lidando com milhares de passageiros que estão sobrevoando o território nacional", afirmou o presidente, sobre o motim dos controladores.

Pitaco do RA: Pô, copanhêro, irresponsável foi você ao ceder às reinvindicações dos amotinados! Veja só no que deu a sua "boa vontade":

Comando da Aeronáutica não quer ceder radares

Da Folha Online

O Comando da Aeronáutica não aceita entregar os equipamentos dos centros de controle do espaço aéreo, hoje sob a tutela da Força, para um novo órgão civil. A justificativa dos militares é de que eles são responsáveis pela defesa aérea do País e precisam do sistema de radares e radionavegação para continuarem exercendo sua missão constitucional. O assunto dominou parte da reunião do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrida no sábado. E, embora ainda dependa de um aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é ponto de honra para os oficiais.

Atualmente, o sistema é compartilhado. Ou seja: os mesmos radares e sistemas de radionavegação utilizados para a defesa do espaço aéreo nacional servem ao controle do tráfego aéreo civil. A FAB só restringe o acesso a dados considerados sigilosos.

"Dentro do centros de controle (Cindactas), existem duas salas distintas - uma reservada à defesa e outra ao controle do tráfego civil. Se o governo quiser, pode manter do jeito que está", diz Eno Siewerdt, especialista em controle de tráfego aéreo.

Apesar de ser tecnicamente viável, a solução desagrada os oficiais da FAB. Eles não aceitam mais conviver com controladores civis, muito menos com aqueles que participaram do motim na noite de sexta-feira.

Pitaco do RA: Falar nisso, quando é que vamos conhecer, oficialmente, o nome dos controladores de vôo responsáveis pela tragédia com o avião da Gol, ocorrida seis meses atrás (metade de um ano) e que originou todo esse caos nos céus e aeroportos do Brasil? Grande Lula! Grande AeroLula!!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home