RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 4 de julho de 2007

E-mail usa nome do UOL para fraude online


A mensagem traz a logomarca e os telefones verdadeiros do UOL

Hoje de manhã, quando abri minha caixa-postal, havia três mensagens seguidas (e idênticas) do UOL. Cliquei na primeira e levei um susto ao saber que meu computador estava espalhando um vírus pela internet e, por isso, poderia ter meu e-mail cancelado, caso não instalasse imediatamente um determinado antivírus para resolver o problema.

Na primeira leitura, mesmo assustado, senti que havia alguma coisa errada: nunca nos meus mais de 10 anos de assinante UOL acontecera algo semelhante. A segunda leitura só confirmou a suspeita. O português rasteiro da mensagem (diversos erros gramaticais e nenhuma pontuação) apontava para a execrável corja de hackers analfabetos que se diverte espalhando vírus, spams e trojans na grande rede.

Como no final da mensagem tinha os telefones (verdadeiros!) do UOL, liguei para lá e relatei o caso ao atendente. Ele me pediu um minuto para verificar e depois disse que o provedor não havia enviado nenhuma mensagem desse tipo a qualquer assinante. Agradeci a confirmação da fraude, deletei tudo, mas antes, salvei o e-mail acima para mostrar a vocês e prevenir que alguém caia nessa sórdida armação.

Agora há pouco, o UOL publicou em sua página o seguinte comunicado:

Assinantes do UOL estão recebendo e-mails de scam (fraude online) solicitando a instalação de uma ferramenta antivírus que, na verdade, trata-se de um vírus. A mensagem falsa diz que, caso o internauta não clique em um determinado link, ele pode ter seu endereço de e-mail UOL cancelado:

"Nossos sistemas informam que seu e-mail está espalhando um vírus pela internet por meio de mensagens anonimas devido a um vírus que provem do seu computador seu e-mail será cancelado se não houver a regularização, para que seu e-mail não seja cancelado pedimos que instale uma ferramenta para remoção de vírus que está disponível no link abaixo, desculpe-nos pelo transtorno."

O UOL bloqueou a entrega do scam (fraude online) para os assinantes e identificou os usuários-alvo. O site hospedeiro do vírus também teve seu acesso bloqueado. O vírus está sendo analisado e enviado para todas as empresas de antivírus. O antivírus online BitDefender já está capacitado para remover o vírus.

Para tirar dúvidas sobre o caso, o internauta deve entrar em contato com o SAC pelos telefones 4002-9000 ou 0800 771 7774.

Share

1 Comments:

At 4/7/07 18:15, Anonymous Anônimo said...

Hola. Una pergunta: ?Cuál la verdadeira razión que Usted brasileños tien tanto miedo de enfrentar nuestra selección . Conforme prensa brasileña (Sitios noticiarios de brasil) brasileños(selección ) evitan la posibilidad de enfrentar logo la gran selección argentina. ? porque usted brazucas tien tanto miedo de nosotro. ? es porque somos la gran bicho papon diesta Copa. Treman brazucas, más treman mucho porque vamos la humilhar su medilcre selección. Acá nuestra prensa habla mucho sobre miedo de brazucas de ver la gran posibilidad de enfrentar nosotro antes de la finale. La verdad es que maioria de comentaristas sportistas de brazil son de una so opinión: Evitar la gran favorita selección Argentina. (MIEDO MUY MIEDO DE NOSOTRO) un arbazo sus covard. Esteban Crustille cordoba

 

Postar um comentário

<< Home