RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 24 de março de 2008

Morre Neil Aspinall, o outro "quinto Beatle"


Neil e Paul nos gloriosos anos 60

Morreu ontem, aos 66 anos, Neil Aspinall, ex-chefe da gravadora Apple Corps, informaram hoje os ex-beatles Paul McCartney e Ringo Starr, em comunicado divulgado em Londres.

Aspinall, que morreu de câncer no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, era considerado por muitos na indústria musical o verdadeiro "quinto Beatle", apelido que também foi dado ao produtor do grupo, George Martin.

O antigo executivo, que estudou com McCartney e Harrison, seus amigos de infância, em Liverpool, trabalhou como motorista e segurança da banda, à qual transportava em um furgão aos shows antes de alcançarem o estrelato.

À medida em que crescia a popularidade do grupo, Aspinall passou a atuar como representante e confidente dos Beatles até 1968, quando se tornou o gerente da Apple Corps.

Embora tenha aceitado o cargo "só até quando encontrassem outra pessoa", acabou dirigindo a gravadora de 1968 até o ano passado, quando abandonou o posto.

Como chefe da Apple Corps, Aspinall produziu "The Beatles Anthology" (1995-1996) e "The Beatles 1" (2000), entre outros discos de grande sucesso.

Apesar de seus poucos dotes musicais, Neil Aspinall chegou a participar do coro de "Yellow Submarine", uma das canções mais famosas do grupo, e tocou instrumentos de percussão em "Magical Mystery Tour" e "Sgt. Pepper's".

Matéria publicada no UOL Música e editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home