RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 25 de março de 2008

O retorno de 'Mad'


O primeiro número da nova edição brasileira


Edição americana comemorativa dos 50 anos


Capa americana do primeiro número da revista

Do Blog dos Quadrinhos

A revista de humor "Mad" pode ser norte-americana, mas a trajetória dela no Brasil parece o bordão usado pelo governo federal: não desiste nunca.

Nesta semana, a publicação volta às bancas através da Editora Panini, que investiu em uma nova roupagem editorial: a numeração foi reiniciada e a revista agora é produzida inteiramente em cores, uma novidade em relação às versões anteriores.

A edição segue a mesma linha do que sempre se viu na "Mad": uma sátira de filme ("Harry Podre & A Bosta no Tênis"), muitas histórias curtas (entre elas, as de Sergio Aragonés) e as famosas brigas de "Spy vs. Spy".

Das 44 páginas deste número de estréia, 11 possuem conteúdo nacional. A revista é editada por Otacílio d´Assunção, o Ota, que acompanhou todas as outras versões da "Mad" no Brasil. É ele também que produz a parte nacional (a estrangeira fica a cargo de Raphael Fernandes).

É de Ota, por exemplo, o texto de "Meu Nome Não É Enjôony", adaptação de "Meu Nome Não é Johnny", filme brasileiro estrelado por Selton Mello, ainda em cartaz. Ota, que também faz a tira "Dom Ináfio" para o Jornal do Brasil, diz na introdução da revista que já entrou no Guinness como o editor há mais tempo ligado à "Mad".

"Foram até agora quatro editoras, quatro séries, cada uma pior que a outra, e vamos continuar mantendo o mesmo ritmo", conclui no típico humor da revista.

As quatro editoras a que ele se refere são Vecchi (de 1974 a 1983), Record (de 1984 a 2000), Mythos (de 2000 a 2006) e, agora, Panini. Nos Estados Unidos, a publicação surgiu em 1952, pela EC Comics. Hoje, pertence à DC Comics, mesma editora de Super-Homem e Batman.

A marca da revista é Alfred E. Neuman, figura de rosto abobalhado, mostrada em versão de terror na capa deste primeiro número, que chega às bancas vendido a R$ 5,90.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home