RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 6 de maio de 2008

Tom Wolfe diz que romance está morrendo

Publicado no UOL Diversão e Arte.

O escritor americano Tom Wolfe assegurou este domingo (4) em Buenos Aires que "o romance está morrendo rapidamente" e considerou que, para o desenvolvimento do gênero, é necessário que os autores se dediquem à vida cotidiana.

"Estamos em um período no qual o romance rapidamente está morrendo, está se suicidando. Os jovens escritores dos Estados Unidos tentaram copiar (o escritor argentino) Jorge Luis Borges, mas não eram Borges", assinalou o autor, durante uma conferência em Buenos Aires.

Na conversa, realizada no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires, Wolfe considerou que os poetas "devem sair de seus quartos e averiguar as diferentes coisas que existem no mundo" porque assim "vão tropeçar com coisas que nunca pensavam que poderiam ver".

"A não ser que saiam e as vejam, nunca as conhecerão. Os detalhes se encontram quando um se submerge na vida do outro", ressaltou.

"Nossas vidas estão cruzadas por nossas psicologias e pelo contexto social. As duas coisas são extremamente importantes", ressaltou o escritor e jornalista durante a conferência "Novo jornalismo: Uma conversa com Tom Wolfe".

O autor de "A fogueira das vaidades" indicou ainda que o jornalismo "não vai morrer, embora as pessoas só leiam informações pela internet, ou seja, notas mais curtas".

"Temos meios de comunicação elétricos há mais de 160 anos, desde o telégrafo até a internet. Mas todas as idéias importantes que mudaram os rumos surgiram da palavra impressa", destacou Wolfe durante a conversa, organizada pela Embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Marcadores: , ,

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home