Resende é eleita Capital Mundial dos Apagões
Para conquistar o honroso título de Capital Mundial dos Apagões, Resende desbancou a cidade de Makamba, no interior do Burundi, país africano considerado um dos mais pobres do planeta. Com uma população aproximada de 360 mil habitantes, Makamba mantinha o título de Capital Mundial dos Apagões desde 1997.
Em entrevista ao Jornal Nacional, o físico José Goldemberg - um dos ganhadores do prêmio Blue Planet Prize (concedido anualmente aos que lutam pela causa ambiental no mundo) - disse que Resende entra para a história como sendo uma das cidades que mais preservam energia através de apagões. "Enquanto o mundo todo desperdiça milhares de kilowatts em banhos quentes, computadores ligados e luzes acesas, Resende dá o exemplo reunindo as famílias em torno de velas e lampiões."
Hoje, no decorrer do dia, chegaram a Resende inúmeras mensagens enviadas por autoridades de todas as esferas governamentais. O presidente Lula lembrou que "nunca na história desse país, uma cidade de porte médio havia recebido tão importante reconhecimento internacional." Afirmou também que Resende poderá contar "amplamente" com recursos do PAC para manter o título de Capital Mundial dos Apagões por muitos e muitos anos.
"Enquanto eu for presidente, ou seja, no mínimo até 2012, Resende continuará brindando seus habitantes com momentos de ampla reflexão compulsória, longe das novelas, dos telejornais e, principalmente, da internet, onde muitos passam o tempo esculhambando o meu governo", avisou Lula.
Sobre as razões que levaram Resende a ganhar tão disputada eleição, o engenheiro americano Paul Darkness, presidente da entidade People with no Lights, esclareceu - ou melhor, escureceu - que em nenhuma outra cidade monitorada pelos juízes da competição havia ocorrido, até a data de ontem, apagões em noites de lua cheia, com céu claro, sem nuvens e nenhum vento. "Resende é, sem dúvida, um fenômeno raro, digno de um amplo e profundo estudo à luz de velas."
Quanto às autoridades locais, até agora ainda não foi divulgado se haverá alguma comemoração oficial pelo título. Enquanto isso, os orgulhosos cidadãos resendenses devem aproveitar as luzes brilhando para ler, ouvir música e perambular pela Grande Rede, mas sem esquecer do tradicional maço de velas ao alcance das mãos.
2 Comments:
Puxa vida, um titulo internacional assim nem Monte Carmelo (MG)consegurá jamais. Parabéns.
Acácio.
Grande e iluminado Mestre! As tradicionais trevas resendenses já estão sendo afetadas pelos flashes dos fotógrafos internacionais, que chegam à cidade aos montes depois do anúncio da premiação. Outro dia, esbarrei com um colega neo-zelandês no Calçadão e ele me disse que não via a hora de registrar um amplo apagão resendense assim bem de perto, que tinha viajado horas e horas de avião só para isso. Pois é, pois é, pois é. É muito prestígio para uma cidade só, né não?
Postar um comentário
<< Home