RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ruth Cardoso foi mais que mulher de presidente

Da BBC Brasil

Ruth Cardoso foi muito mais do que a esposa de um presidente, afirma um obituário dedicado à antropóloga e ex-primeira-dama, publicado na edição desta quinta-feira do jornal espanhol El País.

"Ela era uma antropóloga que brilhou com luz própria no campo social. Foi muito mais do que a mulher do presidente social-democrata com quem conviveu por 55 anos", afirma o texto.

O jornal destaca os projetos sociais desenvolvidos por Ruth durante os oito anos do mandato de Fernando Henrique Cardoso na Presidência, entre eles "o de ajuda às famílias pobres para que levem seus filhos à escola".

Segundo o diário, esse programa teria servido de base para o atual programa social do presidente Lula.

"Com o ex-governador de Brasília, o senador Cristovam Buarque, esse programa recebeu o nome de Bolsa Escola e hoje é o projeto social chave do governo de Lula, chamado de Bolsa Família, que ajuda 12 milhões de famílias", afirma o El País.

Além do Bolsa Escola, o jornal ressalta ainda o projeto Alfabetização Solidária, também idealizado por Ruth Cardoso, que já alfabetizou mais de 3 milhões de pessoas e os programas Universidade Solidária e Capacitação Solidária.

De acordo com o El País, Ruth foi "sempre respeitada por aliados e adversários por sua entrega à causa social e sua grande preparação científica".

Ruth Cardoso foi enterrada em São Paulo, no Cemitério da Consolação, por volta das 10h30 da manhã de hoje.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home