As noites são do Batman
Michael Cieply, do New York Times
Fãs arrebatados levaram "O Cavaleiro das Trevas", o sexto filme da série "Batman" da Warner Bros. a um recorde de vendas de ingressos em três dias de US$ 155,3 milhões durante o final de semana, sustentando o que até agora foi um ano incerto nas bilheterias.
Pelos cálculos da Warner,o filme acanhadamente eclipsou as vendas de ingressos no fim de semana de lançamento do filme da Sony Pictures "O Homem-Aranha 3", que no ano passado faturou US$ 151,1 milhões e detinha o recorde anterior.
Incluindo os excelentes US$ 27,6 milhões pelo musical "Mamma Mia!" da Universal Pictures, os 12 filmes mais vistos no final de semana somaram US$ 249,6 milhões, segundo a consultoria de arrecadação Media by Numbers. Isso elevou o total de arrecadação doméstica para o ano a US$ 5,36 bilhões.
O total ainda é 1% menor que no mesmo período no ano passado, e o número de freqüentadores de cinema caiu 3,7%. Mas o desempenho do final de semana permitiu que os estúdios e os proprietários de cinemas também recuperassem o ânimo, pois mostrou que mesmo uma franquia familiar como "Batman" ainda pode trazer surpresas.
"Ele simplesmente assumiu vida própria", disse Dan Fellman, presidente da Warner para distribuição cinematográfica. "Não esperávamos nada que se parecesse com isso."
O entusiasmo em torno de "O Cavaleiro das Trevas" começou a crescer acentuadamente há várias semanas, alimentado em grande parte pelo interesse em torno do desempenho, como Coringa, de Heath Ledger, que morreu em janeiro.
Os cinemas começaram a acrescentar sessões à meia-noite e depois no início da manhã, assim que os fãs do filme começaram a reservar ingressos antecipadamente online. Nas sessões de pré-estréia, realizadas em todo país, o público - incluindo vários espectadores que compareceram vestidos como o perturbado coringa interpretado por Ledger - elevaram as vendas de ingressos da sexta-feira a cerca de US$ 66,4 milhões, incluindo a extraordinária soma de US$ 18,5 milhões das apresentações da meia-noite.
O fato de o lançamento do filme ter conquistado um status de acontecimento, que filmes anteriores de "Batman" jamais alcançaram, aparentemente se deve em parte à sua forte presença no formato Imax.
O filme - dirigido por Christopher Nolan e interpretado por Christian Bale - foi filmado em parte com o uso de câmeras Imax e lançado em cerca de 100 cinemas com telas Imax nos Estados Unidos. Isso representa um aumento na arrecadação porque os ingressos para Imax custam em média US$ 12,80, cerca de 80% a mais que o preço médio do ingresso, de US$ 7,08, como calculou a Media by Numbers.
Publicado no UOL Mídia Global.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home