RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Metrô de SP é o mais lotado do mundo

Do UOL Notícias

A cidade de São Paulo tem o metrô mais superlotado do mundo. A marca foi alcançada este ano, segundo a Comunidade de Metrôs (CoMET, na sigla em inglês), organização que reúne os 11 principais sistemas de transporte sobre trilhos no mundo.

Atualmente, a Companhia do Metropolitano de São Paulo transporta 10 milhões de passageiros por km de linha, ante os 8,6 milhões registrados em Moscou, na Rússia. Em terceiro aparece Xangai, na China, com 7 milhões de pessoas para cada km de trilhos.

Um dos aspectos que ajudam a entender a superlotação é o tamanho da rede - a menor entre as 11 maiores do mundo. Os 11 milhões de habitantes de São Paulo têm à disposição 61,3 km de linhas. Com 5,5 milhões de moradores, Santiago, no Chile, oferece 83,2 km. Detalhe: os dois sistemas começaram a ser construídos praticamente juntos, na década de 1970.

Pitaco do RA: E aí os galvõesbuenos vão dizer que o Chile pode ter um metrô de primeiro mundo em sua capital (aliás, quase tudo no Chile é de primeiro mundo), mas o Brasil ganhou ontem de 3 a 0 (aliás, como quase sempre ganha da fraca seleção chilena). Este é o nosso único consolo: o Brasil é o país do futebol. Grande país!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home