RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gabeira diz que vai devolver dinheiro das passagens

Matéria do jornal O Globo publicada no blog do Gabeira

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) disse nesta quarta-feira que está fazendo um levantamento do que usou da cota de passagens aéreas que tem direito como deputado para viagens de familiares seus, para ressarcir a Câmara. Segundo Gabeira, ele mesmo decidiu se antecipar e divulgar o uso inadequado que fez da cota para poder continuar conversando com os demais deputados e cobrando providências moralizadoras.

- Eu arranhei minha imagem política espontaneamente, divulguei os gastos, porque isso me dá condições de trabalhar aqui. Aqui (na Câmara) para a gente avançar, tem que olhar nos olhos deles. Arranhei minha imagem porque era a única maneira de avançar no problema - disse Gabeira.

Ele comentou que a Câmara está resolvendo, hoje, o problema com as passagens - vedando o uso por familiares e outras pessoas, além do próprio deputado e um assessor, com autorização prévia da 3ª secretaria - e que outros problemas serão abordados mais para frente. Indagado se assim como ele, os outros deputados que usaram a cota para viagens de férias com parentes deveriam ressarcir os cofres públicos, Gabeira respondeu:

- Vou sugerir ao presidente outras medidas de redução de gastos. Estou levantando os meus gastos para ressarcir. A Câmara deveria ressarcir a sociedade com a redução de custos.

Na terça-feira, o deputado confirmou que cedeu passagens aéreas de sua cota para a filha Tami, psicóloga, visitar a irmã Maya, surfista profissional, que mora no Havaí. Na segunda-feira, Gabeira afirmara que não gostaria de expor os beneficiários de sua cota, e ainda tentou proteger o nome das filhas. Ele já havia revelado a cessão de bilhetes a um monge budista, para uma manifestação em São Paulo, e a uma autoridade da Defesa Civil de Santa Catarina, que palestrou sobre a enchente no estado na Câmara.

Comentário no blog do Gabeira:

Não consigo me conformar com a decepção. É triste demais. Sim, as pessoas erram mas que erro é esse que durou tanto e que duraria enquanto não fosse denunciado. Não consigo entender que um homem esclarecido e comprometido com a ética não tenha entendido que o dinheiro das passagens não era pra ele mandar filha pra lugar nenhum. Nunca deixei de votar no Gabeira, de fazer campanha. Agora acabou. Ele é como os outros. Sobra um misto de tristeza e raiva.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home