RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bajofondo em turnê pelo Brasil


Foto do UOL feita durante um ensaio aberto hoje em São Paulo

O grupo de tango eletrônico Bajofondo está no Brasil para divulgar o seu quarto álbum, Mar Dulce. Em São Paulo, eles se apresentaram anteontem (segunda-feira) no Programa do Jô e tocam amanhã no Vila Funchal. Depois de amanhã, estarão em Brasília (no Teatro Nacional); sábado (dia 10) é a vez do Rio de Janeiro (no Vivo Rio), e domingo (dia 11), tocam em Porto Alegre, no Bourbon Country.

Criado em 2002 pelo músico e compositor argentino Gustavo Santaolalla (vencedor dos Oscar de melhor trilha sonora por "O Segredo de Brokeback Mountain", em 2006, e "Babel", em 2007) e pelo uruguaio Juan Campodónico, o grupo é formado, não por acaso, por argentinos e uruguaios (quatro de cada nacionalidade).

No Brasil, eles ficaram conhecidos, ano passado, através da música Pa'Bailar, que foi tema de abertura da novela "A Favorita", da Rede Globo. Misturando guitarras e teclados eletrônicos com violino, contra-baixo acústico e bandoneon, o Bajofondo faz um som irresistível, bom de dançar e muito bom de ouvir.

Jô e a Globo não sabem quem é Gustavo Santaolalla

Depois que o Bajofondo abriu o programa de segunda-feira, Jô Soares entrevistou rapidamente alguns músicos do grupo sem sequer imaginar que, entre eles, estava um ganhador de dois Oscar, o grande Gustavo Santaolalla (à direita, na foto acima), que também compôs - entre outras - as trilhas de "Diários de Motocicleta" e "21 Gramas".

Na "entrevista", Jô só falou abobrinhas em espanhol com os músicos (sentados na platéia) e não fez qualquer referência ao invejável currículo de Santaolalla, que deve ter pensado: "ou este gordo é muito desinformado ou está me sacaneando só porque eu sou argentino!"

E o Jornal da Globo, que acabou agora (1:05 do dia 7), dedicou o último bloco inteiro ao Bajofondo, mostrando partes do ensaio aberto (visto na foto acima) e entrevistando Gustavo Santaolalla, de novo, outra vez, novamente, sem ter a mínima idéia de quem se tratava.

Deus do céu!!! O hermano tem dois Oscar na bagagem e ninguém da Globo sabe disso? Como é que pode? Santaolalla vai passar uma semana inteira no Brasil, se apresentando e dando entrevistas apenas - e unicamente - como um músico do Bajofondo. Dois Oscar de um compositor sul-americano? Ah, isso não tem a mínima importância para nosotros...

Share

1 Comments:

At 16/5/09 21:41, Anonymous Evandro Reis said...

Do Jô até não se pode esperar tanto, mas sua produção mostrou um despreparo à toda prova.

Da mesma forma a equipe de jornalismo da Globo: ou é formada por "focas" ou deram mais uma tremenda "barrigada".

Só me resta lamentar...

No mais, viva Gustavo Santaolalla, Juan Campodónico, Luciano Supervielle, Martin Ferres, Javier Casalla, Gabriel Casacuberta e Verónica Loza. Profissionais da mais alta qualidade; simplesmente brilhantes!

 

Postar um comentário

<< Home