RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O substituto dos jornais










Amazon lança o Kindle DX

Publicado no JB Online

Já está em pré-venda nos Estados Unidos, por US$ 489, o novo leitor de publicações em formatos digitais da Amazon, o Kindle DX. O aparelho, lançado nesta quarta-feira, tem leitor de PDFs, uma tela duas vezes maior que o anterior (o leitor de livros Kindle 2.0), display autorotativo - como o do iPhone - e capacidade de 3,3 GB, suficiente para armazenar até 3.500 livros, jornais e documentos.

– Você nunca precisa dar um zoom, você nunca precisa aproximar, você não precisa rolar. Basta ler – disse o CEO da Amazon, Jeff Bezos, ao apresentar o DX como uma alternativa aos dispositivos portáteis de leitura especialmente pela tela.

O alvo da Amazon com o Kindle DX são os estudantes. Há acordos com editoras de livros didáticos e cinco universidades americanas vão passar a usar o gadget em sala de aula: Arizona State University, Case Western Reserve, Princeton, Reed e a University of Virginia's Darden School of Business.

Com a tela de mais de 9,7 polegadas, a experiência de leitura aproxima-se também mais de publicações impressas como jornal e revista. Por isso, os jornais New York Times, Boston Globe e San Francisco Chronicle oferecerão preços reduzidos de assinaturas no Kindle DX.

– Sabíamos que um dia o e-reader ofereceria a mesma experiência que os jornais. O Kindle é um exemplo de como estamos utilizando todos os meios para atender a demanda de nossos leitores – declarou o diretor do NYT, Arthur Sulzberger Jr.

Para Sulzberger, o Kindle pode ser uma oportunidade de levar o conteúdo do jornal onde ele não chega em sua versão impressa.

Nas demonstrações do aparelho, Bezos apresentou documentos no formato PDF, partituras, esboços de desenhos, jornais, revistas e livros de biologia com o esboço do corpo humano.

O DX mantém configurações da versão 2.0 do Kindle, como velocidade no download de publicações (60 segundos) e conectividade 3G.

Um dos motes apresentados é a possibilidade de uma "sociedade sem impressões", com o conteúdo produzido e veiculado totalmente em meio digital, mas com a mesma praticidade e conforto do papel. Para Bezos, um Kindle maior permitirá a redução significativa de muitas impressões:

– A maioria dos documentos que lemos têm entre 8,5 e 11 polegadas. Por isso estou empolgado em apresentar o Kindle DX.

Quem comprar o gadget agora o receberá em meados do ano, promete o site da Amazon.

Pitaco do RA: Se você ainda tem alguma dúvida sobre o fim, cada vez mais próximo, dos jornais impressos, veja o que disse, semana passada, Warren Buffett, o segundo homem mais rico do mundo, dono de grande parte das ações do Washington Post: "Nós não compraríamos a maior parte dos jornais dos EUA por nenhum preço. Eles têm a possibilidade de seguir apenas em prejuízos sem fim."

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home