RA completa 13 anos no AR

domingo, 7 de junho de 2009

Livro comemora os 40 anos do Pasquim


Capa do livro comemorativo - Editora Desiderata


Número 1 - 26/6/1969 - Aos amigos, tudo; aos inimigos, justiça


O melhor entre os piores


Apesar dos pesares


E no 1.378.493.758.927.068.º dia Deus fez o Pasquim


Tesoura, sim! Alicate, não!


Um jornal megalomaníaco, modéstia a parte


Um jornal anti-racista: bota o preto no branco

A editora Desiderata acaba de lançar o livro Edição Comemorativa: 40 Anos! de fundação do Pasquim, com uma seleção de capas publicadas e conteúdo inédito, preparado por integrantes da época áurea do jornal. Apresentação de Chico Caruso e textos de Millôr Fernandes, Jaguar e Sérgio Augusto.

Fala aí, Jaguar:

Não foi só a linguagem que a patota do PASQUIM mudou. As capas também. O nosso negócio era ser do contra. Contra a ditadura, contra as capas (não confundir com contracapas) e a linguagem solene dos jornalões no final dos anos 1960.

O PASQUIM trazia as suas chamadas pomposas peladas de Paulinho Garcez & cia. e tirava sarro com os bundões em geral, fardados ou não.

Por exemplo, a capa do primeiro número (dedicado à memória de Sérgio Porto) com a foto fora de foco do Ibrahim – Millôr comenta – foi feita quase na hora de rodar a edição na gráfica, de saudosa memória, do Correio da Manhã.

Havia um requintado projeto gráfico do Carlos Prósperi, fino artista gráfico (do layout sobrou o tipo de letra do título). Mas na hora H tacamos a foto do turco e no resto do espaço enchi com o Sig anunciando os nomes dos colaboradores: Millôr, Serjão Cabral, Fortuna, Ziraldo, Marta Alencar, Sérgio Noronha, Maciel, eu e Don Martin (chupado da Mad).

E mais: um cartum meu (primeiro e único na história do jornaleco), um artigo de Chico Buarque (Porque Sou Tricolor) e a matéria da nossa correspondente no Festival de Cannes, a estonteante Odete Lara. Foi quando Sig se tomou de paixão por ela, sem nunca terem chegado, que eu saiba, à conjunção carnal.

E assim se passaram quarenta anos.

JAGUAR

Para comprar o livro, entre aqui.

Visto primeiro no UOL Entretenimento.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home