BNDES não tem recursos para trem-bala
O governo decidiu reformular o modelo de financiamento público para as empresas que vão disputar a construção do trem-bala, uma linha ferroviária de 511 quilômetros que ligará São Paulo ao Rio.
O BNDES, a quem caberia originalmente dar um empréstimo de R$ 20 bilhões, será um mero repassador de recursos. O governo (ou seja, o Tesouro) assumirá o financiamento.
A mudança ocorre porque o BNDES, apesar de recente aporte de verba federal, não pode fazer empréstimo único nesse valor. A operação fragilizaria o banco, de acordo com as regras globais para prevenir a insolvência.
Uma solução alternativa seria fracionar o financiamento, abrindo espaço para a participação de bancos privados. Porém, o setor financeiro privado reluta muito em ingressar no projeto do trem-bala.
Tudo isso vai implicar em um novo atraso na licitação do projeto. O objetivo era lançar o edital em agosto, com início de obras previsto para o segundo semestre de 2010. Agora, já está certo que a licitação vai demorar mais. E que a inauguração virá após a Copa.
Matéria editada pelo RA.
1 Comments:
Precisa de um empréstimo @ 2%, em caso afirmativo, contate-nos para todos os tipos de empréstimos hoje
Aqui está o e-mail de contato para obter mais informações sobre
Empréstimos: barrettloancompany@gmail.com
Postar um comentário
<< Home