Adolescentes perdem interesse por blogs
Os internautas mais jovens estão perdendo o interesse nos blogs e se voltando cada vez mais para formas mais curtas e portáteis de comunicação pela rede, enquanto a popularidade dos blogs entre os mais velhos se mantém inalterada, segundo indica uma pesquisa norte-americana.
De acordo com o estudo feito pelo Pew Research Center, o número de jovens internautas norte-americanos entre 12 e 17 anos que escrevem blogs caiu de 28% para 14% desde 2006.
O número de adolescentes que disseram ter feito comentários em blogs de colegas caiu de 76% para 52% no mesmo período.
A pesquisa indica que os adolescentes vêm preferindo colocar postagens curtas em sites de redes sociais ou de microblog, como o Facebook ou o Twitter, além de acessar a internet pelo telefone celular.
Ao mesmo tempo, a proporção de internautas adultos que disseram manter um blog na rede se manteve constante de 2006 para cá, em cerca de 10%.
Apesar de a popularidade dos blogs ter se mantido constante de uma maneira geral entre os adultos, a pesquisa mostra uma diferença clara quando analisados os dados entre os grupos por faixas etárias específicas.
A proporção de internautas entre 18 e 29 anos que mantêm um blog caiu de 24% para 15% desde 2007, enquanto entre os internautas com 30 anos ou mais essa proporção cresceu de 7% para 11%.
Redes sociais
Se por um lado a popularidade dos blogs tradicionais vem caindo entre os mais jovens, segundo indica a pesquisa, os dados mostram um envolvimento cada vez maior dos adolescentes em redes sociais na internet.
Segundo um estudante ouvido pela pesquisa, os adolescentes estão perdendo o interesse nos blogs porque eles precisam de rapidez e "as pessoas não acham a leitura tão divertida".
De acordo com o estudo da Pew, 73% dos adolescentes americanos disseram usar sites de relacionamento atualmente, contra 55% em novembro de 2006 e 65% em fevereiro de 2008.
A pesquisa indica ainda um aumento da popularidade do acesso à internet pelo celular - 55% dos jovens entre 18 e 29 anos e 27% dos adolescentes de 12 a 17 disseram acessar a rede dessa maneira.
Outro resultado interessante da pesquisa é que, ao contrário da maioria dos sites de relacionamento, o uso do Twitter é mais popular entre os adultos jovens do que entre os adolescentes.
Segundo o estudo, 8% dos adolescentes leem postagens ou escrevem no Twitter, contra 19% dos adultos maiores de 18 anos. Na faixa etária entre os 18 e os 29 anos, o uso da rede de microblog chega a 37%.
2 Comments:
Estava vendo uma matéria um dia desses sobre esse assunto.
Uma das grandes preocupações dos pesquisadores era com a capacidade de os nossos jovens produzirem conhecimento, sendo eles adeptos apenas de mensagens curtas.
Escrever um livro, daqui há alguns anos, segundo o temor destes pesquisadores, poderá se transformar em lenda.
Concordo plenamente, Rodrigo. Sem falar que os livros de papel também estão com os dias contados.
Postar um comentário
<< Home