As contradições de Lula
Como o texto é longo, selecionei apenas alguns parágrafos que considero essenciais. O resto da matéria (ou seja, o texto integral), acabo de publicar no meu, no seu, no nosso Guardaletras, que pode ser acessado aqui.
A morte do dissidente cubano Orlando Zapata poucas horas antes da chegada de Luiz Inácio Lula da Silva a Havana deixou patentes as contradições da diplomacia brasileira na hora de pressionar, como potência regional que é, a favor da proteção dos direitos humanos ou das liberdades civis.
Lula foi capaz de fechar suculentos acordos comerciais com Havana e ao mesmo tempo ignorar o pedido da dissidência para interceder junto aos irmãos Castro - "Lula faz negócios sobre os cadáveres", dizia ontem uma tribuna do jornal "O Estado de São Paulo".
O mesmo ocorre com a Venezuela, onde a influência que Lula exerce sobre Chávez nunca serviu para aliviar a situação da oposição em Caracas. Brasília gritou devido à permissividade da Colômbia para o uso de suas bases aéreas por parte dos EUA, mas nada disse sobre a iminente compra de armas russas pela Venezuela.
No recente conflito em Honduras, Brasília teve a primeira oportunidade de demonstrar sua influência fora da América do Sul. Mas a crise saiu do ponto morto depois da intervenção dos EUA. No Haiti, as tropas brasileiras têm o comando da primeira missão da ONU a cargo de forças latino-americanas. Mas depois do terremoto foi a Casa Branca que mobilizou milhares de soldados para organizar a chegada da ajuda humanitária.
Por enquanto, os resultados da política externa brasileira se destacam mais pelos empréstimos do banco de desenvolvimento BNDES ou pelos investimentos da Petrobras e da construtora Odebrecht do que pela defesa das liberdades na América Latina.
2 Comments:
...E ainda dizem que "ele" é "o cara". Quando será que o povo vai descobrir que o presidente de qualquer nação não manda em nada no país: apenas exerce o mandato outorgado pelo povo para executar o que determinar o respectivo Congresso por mais corrupto que seja?...
Pura falta de cultura do povo.
Abaços.
Acácio
Isso, isso, grande Mestre! Quem manda, de verdade, no Brasil é o pior do PT mais o pior do PMDB.
Enquanto isso, o presidente vive pra lá e pra cá no Aerolula falando besteira, que é que ele sabe fazer de melhor (ou de pior).
Grande abraço!
Postar um comentário
<< Home