RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Procurando peixes no Parque das Águas

Depois de um bom tempo sem visitar o Parque das Águas (impliquei com o local depois que virou estacionamento das viaturas da Agência do Meio Ambiente), fui até lá ontem caminhar e tirar umas fotos.

Na verdade, queria mesmo era conhecer os novos habitantes da lagoa dos peixes, ou seja, os cascudos, as carpas, as tilápias e os lambaris anunciados pela prefeitura, meses atrás, que substituiriam os antigos peixes, retirados para a alardeada "primeira limpeza da lagoa nos seus 10 anos de existência."










As fotos feitas na tarde de ontem mostram muito bem o estado da lagoa dos peixes depois da tal limpeza dos 10 anos. Além da água suja e completamente turva, nem sinal de peixes. Muito menos da bela garça que morava ali há anos, quase sempre de sentinela sobre o chafariz que agora está desligado.




Os únicos habitantes que restaram na lagoa são os pombos, que ainda esperam pelas sobras dos alimentos jogados aos peixes. Ontem, não havia ninguém no caramanchão, também vazio de plantas e de flores (nos canteiros, o mato cresce impunemente).

E aí vem a costumeira pergunta que não quer calar: o local que abriga a sede da Agência do Meio Ambiente (e as suas viaturas) não deveria ter uma lagoa-modelo, limpa, cheia de peixes, tartarugas e garças pousadas em chafarizes jorrando água? Também não deveria ter um caramanchão coberto de plantas e de flores?

Muito bem. Quase tudo isso existia na época em que eu costumava frequentar o parque, antes que a visão constante de uma frota de veículos oficiais estacionados ao lado da pista de caminhada me obrigasse a mudar de rumo.


Publicado no Resende Afora.

Share

4 Comments:

At 9/2/11 14:24, Blogger Weber said...

Este lugar é o ó do borogodó. De atração turística não tem nada. É lamentável. Pobre Resende...

 
At 10/2/11 12:33, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Pois é, grande Weber... E tem tudo para ser um excelente espaço de lazer e, também, uma atração turística. Só faltam os devidos cuidados e algum investimento (talvez de uma Votorantim ou de uma MAN/Volkswagen, que poderiam "adotar" o parque).

 
At 10/2/11 15:56, Blogger Weber said...

Pois é, Otacílio. Quando me mudei para Resende, no segundo semestre de 2007, a diversão para o meu filho (na época com 2 anos e meio) era ir ao parque das Águas dar comida aos peixes, ver a garça se alimentando, andar em sua bicicleta de rodinhas etc. Poucos meses antes de voltar para o Rio, não havia mais peixe (mas apenas água imunda), a garça havia ido embora, era proibido andar sobre qualquer tipo de bicicleta, quase todos os brinquedos estavam quebrados, havia matagal nas areias... isto sem falar no estacionamento irregular que a AMM achou de fazer ali. Por que não colocam do lado de fora onde há bastante espaço? A comodidade fala mais alto.
Com relação a uma empresa privada investir no lugar, tenho lá minhas dúvidas. Eu e colegas de outras empresas tivemos experiências bastante ruins nesse tipo de parceira. Enfim...
Um grande abraço.

 
At 11/2/11 15:42, Blogger Celso Dutra said...

Caro Oro,

Encaminhei o seu texto e as imagens diretamente para o presidente da AMAR, Paulo Fontanezzi.

Sei que a prefeitura irá reformar e revitalizar 64 praças e espaços públicos de Resende. Porém, não sei, especificamente, as ações reservadas ao Parque das Águas.

Creio que, em breve, teremos uma resposta do Fontanezzi.

Estamos de olho...

 

Postar um comentário

<< Home