RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vazamento da CSN contamina o rio Paraíba do Sul

Do UOL Notícias

Um vazamento de resíduos químicos em depósitos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, está levando material tóxico para o rio Paraíba do Sul - a principal fonte de abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas no Estado, entre os quais 85% dos moradores da região metropolitana.

Segundo o procurador da República Rodrigo Lines, ainda não é possível mensurar as proporções e o impacto dessa contaminação.

"Nas primeiras intervenções que fizemos, descobrimos a existência de um córrego que passa por todas essas áreas e deságua diretamente no rio Paraíba do Sul. Ainda não é possível precisar o grau de contaminação e o impacto socioambiental, mas não tenho a menor dúvida de que esse riacho está levando material tóxico para o rio", afirma Lines.

O material teria vazado para o córrego que passa pelos quatro depósitos (irregulares, segundo o Ministério Público) mantidos pela CSN na região e, consequentemente, poluído as águas do rio.

De acordo com o assessor técnico do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Sérgio Alves, estima-se que os resíduos industriais que deságuam no Paraíba do Sul podem ter contaminado um volume de até dez mil litros de água, mas como ainda não foi constatada morte de espécies, a situação não é emergencial.

De acordo com o procurador da República, não está descartada a possibilidade de a CSN ser indiciada por crime ambiental, mas o processo pode levar até mais de um ano.

Em nota oficial divulgada ontem, terça-feira (10), a CSN se defende das acusações e diz que "o monitoramento ambiental da referida área é regularmente realizado até os dias de hoje".

Além disso, a empresa argumenta que um dos depósitos, conhecido como Márcia 1, nunca operou clandestinamente e que "a utilização do local deu-se com absoluto conhecimento das autoridades competentes".

Para ler a matéria completa, entre aqui.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home